segunda-feira, 11 de julho de 2011

Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora 102 anos com concerto da Orquestra Mariuccia Iacovino




Para comemorar os 102 anos de existência o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, vai oferecer ao público uma programação variada capaz de agradar a todos. No melhor de sua forma, graças à extensa reforma por que passou, o Theatro abre as portas gratuitamente durante todo o 14 de julho, para uma agenda que começa às 10h e termina às 21h.

A festa começa às 10h, com um concerto de abertura com a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, do município de Campos dos Goytacazes-RJ pertencentes a ONG Orquestrando a Vida e ao Centro Cultura Musical de Campos, que marca o início da comemoração. A Orquestra tem a direção geral do maestro Jony William, ganhador do Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro na categoria música clássica. No programa, Abertura 1812 de Tchaikovsky, O Guarany de Carlos Gomes, Mambo de Leonard Bernstein,Aquarela do Brasil de Ary Barroso, Berimbau de Baden Powell, entre outras. A Orquestra campista marca a abertura dos 102 anos do teatro municipal do Rio de Janeiro com a participação especial da soprano Neti Szpilman, cantora no próprio teatro, sob a regência do maestro Luis Mauricio Carneiro.

Em seguida, sobe ao palco, às 12h a Escola de Dança do Estado e às 14h, a Companhia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro, que tem direção artística de Dalal Achcar e direção geral de Mariza Estrella. O grupo vai dançar peças de seu repertório: Suíte Masquerade, com música de Aram Katchaturian e coreografia de Tíndaro Silvano; Valsa sem Nome, música de Baden Powell e coreografia de Ivonice Satie; Sexteto, assinada por Ricardo Fernando sobre música de J.S.Bach; Slow Dancer, de Boz Scaggs/Chie Ayado (música) e coreografia de Eric Frédéric; Forró, música do Barbatuques, Naná Vasconcelos e Pedro Luís e coreografia de Janice Botelho.

Às 15h40, os Pequenos Mozart, grupo formado por crianças de 3 a 14 anos, sob direção artística de Suray Soren, interpretam repertório vasto que inclui obras de Vivaldi, Beethoven, do folclore alemão, Toquinho e Tom Jobim, entre outras.


Na seqüência, o violinista norueguês Ole Böhn e seus alunos do Tecchler Quartet, formado por Jonathan Mui e James Dong, violinos;Carl Lee, viola; Christopher Mui, violoncelo e os solistas James Dong e Jonathan Mui interpretam uma seleção que inclui Schubert - Quarteto em dó menor; Bach - Largo da Sonata para violino solo em dó maio; Paganini - Caprice No 1; Eugene Ysaye - Sonata para violino solo No 6 e Maurice Ravel - Quarteto em fá maior.
Com apresentação marcada para 18h, o Ballet do Theatro Municipal traz ao palco Gala Rolland Petit, espetáculo que foi verdadeiro sucesso de crítica e público, e reúne as coreografias L´Arlésienne e Carmen, ambas com música de Georges Bizet.

Para encerrar a festa, às 21h, o Coro e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal oferecem o primeiro ato de Nabucco, ópera de Giuseppe Verdi e que entrará em temporada a partir de 21 de julho. Solistas: Rodolfo Giugliani, Eliane Coelho, Sávio Sperandio, Denise de Freitas, Marcos Paulo, Carlos Eduardo Marcos, Jacques Rocha e Celinelena Ietto. Figurinos: Marcelo Marques. Cenários: Renato Theobaldo. Iluminação: Fábio Retti. A direção cênica é de André Heller-Lopes e a regência do Diretor Artístico interino e Regente Titular da casa, Sílvio Viegas.

Nenhum comentário: