quarta-feira, 27 de julho de 2011

Orquestra faz o primeiro ensaio com De La Riva e Nilko


Orquestra Mariuccia Iacovino faz o seu primeiro ensaio com Angelica De La Riva e Nilko Andreas.

Na tarde desta terça-feira (26), a Igreja São Francisco, em Campos dos Goytacazes, foi o palco do primeiro ensaio da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino com a soprano Angelica de La Riva e o violonista Nilko Andreas.

A Orquestra se prepara para o concerto com os solistas na próxima quinta-feira (28), às 20h30, na Igreja São Francisco. O Concerto Internacional faz parte das comemorações dos 20 anos do Centro Cultura Musical de Campos, que é a instituição criadora e mantenedora do projeto e da ONG Orquestrando a Vida junto com os atuais patrocinadores. O projeto de Campos é o primeiro núcleo brasileiro do “El Sistema” venezuelano e considerado o maior e melhor núcleo do projeto fora da Venezuela.

O Centro Cultura Musical de Campos é um pólo de referencia do aprendizado musical no estado do Rio de Janeiro, que consagrou o seu criador no mês de junho com o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. A instituição consolidou sua maestria no ensino da música erudita e popular, na área instrumental e do canto. Desde a fundação, em 1991, a partir de uma iniciativa do Maestro Jony William, o CCMC formalizou parcerias importantes. Dentre as alianças que mais frutificaram estão o convênio com o Conservatório Brasileiro de Música, que a partir de 1994 passa a reconhecer o curso fundamental e técnico música e a Missão Venezuelana denominada “El Sistema”, que em 1996, passou a visitar o Brasil para ensinar a metodologia educacional do Sistema de Orquestras Juvenis e Infantis de seu país. Da experiência, no ano de 1997, o Centro Cultura formalizou a criação do projeto social ONG Orquestrando a Vida e o projeto Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos do Brasil, abrigando um núcleo do Projeto da Fundação Mundial de Orquestras Infanto-Juvenis. Atualmente a ONG atende cerca de 1.180 crianças, oriundos de comunidades carentes de Campos e cidades do entorno. A ONG Orquestrando a Vida é considerada o maior núcleo externo do sistema Venezuelano. O CCMC possui várias formações sinfônicas e camerísticas, sendo elas a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, a Orquestra-Escola A e B, a Banda Sinfônica e os Coros Sinfônico Infantil, juvenil e Coro Adultos. Campos dos Goytacazes já foi considerada a cidade da música erudita. Tudo isso, devido aos Festivais de Música de Inverno de Campos (FEMUSICA) realizados pelo CCMC. O FEMUSICA reunia anualmente, as maiores referências nacionais e internacionais, da música clássica e popular, dentre instrumentistas e cantores. Precursor dos festivais de música de inverno do Estado, o Festival foi considerado durante suas quatorze edições como um dos festivais mais reconhecidos do país.

Nenhum comentário: