quarta-feira, 27 de julho de 2011

Maestro Venezuelano em Campos

Zambrano chega a Campos para Seminário Internacional de Violoncelo e Prática Orquestral.

Depois de receber a flautista americana Julie Koidin e estar sediando o Seminário Internacional de Trompete com o professor espanhol Francisco Pérez Souto, a ONG Orquestrando a Vida e o Centro Cultura Musical de Campos recebe hoje o maestro e violoncelista venezuelano Roberto Zambrano.

Zambrano chega a Campos para o Seminário Internacional de Violoncelo e Prática Orquestral que terá início nesta sexta (29) e encerramento no dia 20 de agosto com um grande concerto sinfônico no ginásio do Colégio Laura Vicunha. O maestro venezuelano esteve em Campos, em 2010, no Seminário Brasil x Venezuela com outros cinco maestros e professores venezuelanos. O núcleo de Campos recebe freqüentemente missões de professores do “El Sistema” com o intuito de aprimorar os conhecimentos técnicos e musicais dos alunos. Campos é o primeiro núcleo do projeto venezuelano no Brasil e considerado como o maior e melhor núcleo fora da Venezuela. Em junho de 2011 a Orquestra Mariuccia Iacovino teve a oportunidade de fazer um concerto exclusivo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para o fundador do “El Sistema” o maestro José Antonio Abreu para o maestro Gustavo Dudamel, grande revelação do projeto venezuelano, e para a Orquestra Simon Bolivar em turnê pela América Latina.

Roberto Zambrano é formado dentro do “El Sistema”” Venezuelano. Profissionalizou-se na Checoslovaquia e no seu país foi responsável pela criação de mais de trinta núcleos e a nível internacional da criação de núcleos na Argentina, Costa Rica, República Dominicana, Uruguai, Brasil, Estados Unidos e Austria. Atualmente é diretor da Orquestra Sinfônica Juvenil e Infantil de Acarigua e cordenador regional de Estado Portuguesa para o “El Sistema”.

Nenhum comentário: