sábado, 30 de julho de 2011

Começou o Seminário Internacional Brasil x Venezuela


Começou ontem (29) o “Seminário Internacional Brasil-Venezuela”, que conta com a presença do maestro Roberto Zambrano do celebrado Sistema Nacional de Orquestas Juveniles e Infantiles de Venezuela, mundialmente conhecido como o “El Sistema”. Zambrano, que permanece em Campos até o dia 20 de agosto, focará na atuação das orquestras, seus monitores e dos violoncelistas das orquestras.

Durante o seminário, serão realizados trabalhos individuais e em grupo, buscando aprimorar a técnica e a prática das orquestras. Encerrando sua participação internacional, acontecerá um Grande Concerto Sinfônico no Ginásio do Colégio Laura Vicunha.

De acordo com o diretor geral do CENTRO CULTURA MUSICAL DE CAMPOS (CCMC) e da ONG ORQUESTRANDO A VIDA (ORAVI), o “El Sistema” da Fundação Musical Simon Bolívar vem, através dessa visita, que honra acordo de auxílio mútuo entre as instituições, oferecer grandes possibilidades aos jovens músicos campistas e possibilitar o estágio de uma experiência já iniciada por Zambrano em 2010.

— Temos novamente a oportunidade de receber o maestro Roberto Zambrano em Campos e seguir cada vez mais próximo do sistema venezuelano de ensino. Nossa orquestra esse ano teve a oportunidade de fazer um concerto fechado para o maestro José Antonio Abreu, Gustavo Dudamel e Orquestra Simon Bolívar no Theatro Municipal do Rio que nos deixou muito honrados, pois o José Antonio Abreu nos disse que realmente somos um projeto modelo da Venezuela para mundo. Agora, receber Zambrano confirma tudo isso. Será um seminário que proporcionará experiência ímpar aos nossos alunos, uma troca que, além de benéfica do ponto de vista dos estudos, os aproxima de uma visão de mundo maior e da vivência de um projeto que ganhou o mundo, que é o “El Sistema”, falou o diretor Jony William.

Nenhum comentário: