segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dia inesquecível no Municipal



A última quinta-feira (23) foi um dia inesquecível para os jovens músicos da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, pertencente à ONG Orquestrando a Vida (ORAVI) e o Centro Cultura Musical de Campos (CCMC). A Orquestra Campista teve a oportunidade de fazer uma apresentação exclusiva para a Orquestra Sinfônica da Juventude Simon Bolívar, acompanhada pelo maestro Gustavo Dudamel e pelo Diretor Fundador do "El Sistema" Maestro José Antônio Abreu. Na apresentação a orquestra executou a abertura O Guarany de Carlos Gomes e seguiram para Berimbau e Aquarela do Brasil dando um show de música e energia no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Visivelmente emocionado o maestro José Antonio Abreu participou da festa com uma bandeira do Brasil doada por um músico da Orquestra e logo já estava vestido com um casaco da Orquestra que tem as cores da bandeira brasileira.

O Maestro Gustavo Dudamel foi convidado ao palco para reger o Mambo de Leonard Bernstein em uma homenagem aos músicos venezuelanos. A homenagem terminou com todos os jovens e maestros brasileiros e venezuelanos em uma grande festa no palco do teatro.

A turnê Latino-Americana em comemoração ao Bicentenário da Independência da Venezuela teve sua ultima apresentação no Brasil no dia 23 no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Além da honra de receber a orquestra venezuelana, que passou por mais três cidades brasileiras, a vinda da orquestra foi ainda mais marcante por causa do encontro com a Orquestra Mariuccia Iacovino, que é o primeiro núcleo do programa venezuelano no Brasil, criado em 1996 pelo Maestro Jony William em Campos dos Goytacazes-RJ.

Um comentário:

Laély disse...

Por coincidência, estava justamente visitando o Teatro no momento da apresentação. Fiquei emocionada.
Procurei saber quem era o grupo e cheguei até aqui.

As impressões da visita foram relatadas no meu blog:
http://saladala.blogspot.com/2011/07/teatro-municipal-do-rio.html

Parabéns pelo belo trabalho!
Abraço!