quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Centenário da Mariuccia Iacovino, "A Grande Dama do Violino Brasileiro"



Cidadã Honorária da Cidade do Rio de Janeiro, detentora da Medalha Carlos Gomes e eleita “Mulher do Ano” pelo Conselho Nacional de Mulher (2007), Mariuccia Iacovino foi um exemplo de amor à música e de dedicação à arte, e um caso raro de longevidade artística. 

O programa deste concerto comemorativo inclui obras de Massenet, Kreisler, Elgar, Frank, Glinka,  Tchaikovsky e Carneiro.

Mariuccia Iacovino tocou em praticamente todos os grandes centros musicais europeus. Villa-Lobos, 
Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Almeida Prado e Radamés Gnatalli dedicaram-lhe importantes obras.

Em sua discografia destacam-se as Três Sonatas para Violino, o Duo para Violino e Viola, o Trio de Cordas e o Choros Bis de Villa-Lobos, a Sonata Nº 4 de Camargo Guarnieri e a Sonata de Leopoldo Miguez.

Batalhadora incansável da música de câmara no Brasil, realizou inúmeras turnês na Europa e Oriente em duo com seu marido, o pianista Arnaldo Estrella e, posteriormente, com o Quarteto Guanabara, do qual foi membro fundador e com quem recebeu o 1º Prêmio do Concurso Internacional Villa-Lobos, realizado no Rio de Janeiro.

Fundou a Sociedade Villa-Lobos, que há mais de 40 anos promove concertos em Petrópolis. Poucos dias antes de falecer soube que o Orquestra Juvenil de Campos iria encerrar suas atividades por falta de patrocínio. Pediu então a Myrian Dauelsberg, sua filha, que fizesse o impossível para salvá-la. Em sua homenagem, a orquestra leva hoje o seu nome. Foi uma incançável incentivadora dos jovens talentos brasileiros.

O concerto acontecerá neste Domingo as 11h da manhã, Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 
Ingressos estão sendo vendidos a R$ 1,00 na bilheteria do Theatro Municipal.


Nenhum comentário: