quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

2012 - Um ano surpreendente


2012 – UM ANO SURPREENDENTE

Iniciamos este ano com uma dor imensa, os primeiros meses muito tensos, com alto risco de fecharmos as portas. Os patrocinadores não chegaram. Infelizmente, fechamos nossas portas. Meses de uma luta incansável, nosso desespero maior: perda de muitas das nossas crianças e jovens.
DESAFIO, essa é a palavra do nosso ano. Decidimos reabrirmos a Orquestrando a Vida e enfrentarmos todas as dificuldades, mantendo o calendário dos nossos concertos.
Perdemos crianças que voltaram para as ruas, perdemos grandes turnês anonio com a Prefeitura; sendo criada a Orquestra e Coro Municipal, profissionalizando cerca de 100 músicos, nos trouxe muita alegria e orgulho do nosso trabalho.
Abrimos o primeiro núcleo, na comunidade Baleeira ganhamos instrumentos e uniformes do empresário macaense, Lafaiete Miranda Fernandes, o núcleo já se encontra em funcionamento a pleno vapor.
Estamos em andamento para abertura de novos núcleos, em fevereiro o Núcleo Guarus, na Paróquia Santo Antônio, receberá crianças do bairro e já iniciará com uma orquestra residente, que sairá da nossa sede para funcionar lá juntamente com os novos alunos. Nosso próximo núcleo será na Comunidade Tira Gosto, iniciando sua preparação e esperando por doações de instrumentos.
Mas tudo isso, todas essas lutas, perdas e conquistas, só nos fez  fortificar ainda mais e nos preparar para o maior de todos os presentes, o reconhecimento, primeiro de Deus e segundo de todas as pessoas que sempre acompanharam nossa luta. 



No segundo semestre de 2011 numa visita à Uenf, vendo que cada vez mais as crianças tinham menos espaço e diante dessa necessidade gritante da Orquestrando a Vida, surgiu a idéia com Sr. Almir Junior (ex-Reitor da Uenf), de conseguirmos não apenas um aluguel, como já tínhamos e sim um patrimônio. Deu-se início então a um mapeamento de prédios que poderiam estar disponíveis em Campos. Após vários encontros e reuniões  começou, numa ação conjunta um esforço único que resultou na concessão por tempo indeterminado do Governo do Estado uma nova sede para a Orquestrando a Vida, o antigo prédio da EMOP, situado à Rua da Baronesa da Lagoa Dourada nº 147 – Centro (atrás do antigo Fórum). Este prédio seria um projeto Fenorte, onde o Sr. Almir Junior abriu mão para que a Orquestrando a Vida tivesse um espaço justo para continuar mantendo suas atividades. Através da Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, a Subsecretária de Patrimônio, Cristina Vianna, Sr. Almir Junior (ex-Reitor da Unef, vereadora Odisséia Pinto de Carvalho, Cristina Lima, Sérgio Mendes, Marivalda Benjamim e do Governador Sérgio Cabral, nosso pedido foi feito e aceito.

 


    Gostaríamos de agradecer muito a essas autoridades do Governo Estadual que tiveram à frente para realização desse grande sonho e também a todos que participaram direta e indiretamente dessa conquista, em especial aos amigos Hermes Cunha, família Fontoura, Reinaldo Maia Pimentel e Sra. Patrícia Tostes (Horto Madeira de Lei – Shopping Estrada) e nossos inúmeros amigos, vereadores e autoridades de Campos, que estão sempre conosco nos apoiando e acreditando no nosso trabalho. Gostaríamos de convidar todos, com muito carinho, para estar conosco na nossa grande inauguração, neste sábado, dia 15 de dezembro, às 18h, onde nossas oito orquestras estarão se apresentando no pátio da nova sede:
- Orquestra Sinfônica Infantil
- Orquestra Sinfônica Infanto - Juvenil
- Orquestra Sinfônica Juvenil
- Orquestra de Cordas
- Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino
- Banda Sinfônica Professor Hermes Cunha
- Grande Coral Sinfônico
- Orquestra de Cordas (Núcleo Baleeira)

Nosso grande orgulho, a Orquestra Mariuccia Iacovino, projetou a Orquestrado a Vida, mundialmente. Nas últimas turnês internacionais: em 2010 Bolívia e 2011 USA, onde fez uma turnê por dez dias, com sete concertos, entre eles na renomada Weill Hall/Carnegie Hall. Logo após o Grande Concerto de Inauguração a Orquestra Mariuccia Iacovino, segue direto para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde se apresenta às 11h, no  Centenário da Mariuccia Iacovino, "A Grande Dama do Violino Brasileiro"








Fotos: Anaceli Nuffer



Nenhum comentário: