quarta-feira, 14 de março de 2012

Orquestra se prepara para abertura da temporada 2012


A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino se prepara para a abertura da temporada 2012 de concertos que ocorrerá no próximo dia 27 de março às 20 horas no Teatro Municipal Trianon, na Cidade de Campos dos Goytacazes.
O concerto terá entrada franca e será realizado em homenagem aos 177 anos da cidade de Campos dos Goytacazes. A Orquestra abrirá o concerto com o Hino a Campos, de Azevedo Cruz e Newton Perissé Duarte que em 2008 ganhou a orquestração do maestro Luis Mauricio Carneiro, diretor artístico e maestro da Orquestra.
A Temporada 2012 da Orquestra será marcada com grandes eventos e concertos com solistas internacionais, além de novas turnês. Logo depois do concerto a orquestra participa do 3º SIMUSIC (Seminário Internacional de Música) que seguira até o dia 27 de abril com a participação de professores dos Estados Unidos, Venezuela, Inglaterra, Espanha e Brasil.


A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino foi fundada em março de 1998 e desde sua fundação já teve várias formações. A Orquestra é um grupo  pertencente à Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos do Brasil.
Desde sua fundação, este grupo sinfônico é mantido pela ONG Orquestrando a Vida, que reúne, atualmente, cerca de, 85 integrantes, originados de diversas camadas sociais, principalmente aquelas menos favorecidas e inseridos na faixa etária dos 10 aos 19 anos e tem a direção artística e regência do maestro Luis Mauricio Carneiro e direção geral do maestro Jony William Villela.
Durante todos os anos de existência, a Orquestra vem sendo considerada uma iniciativa inédita, não só no Estado do Rio de Janeiro, mas no Brasil e na América do Sul, sendo a primeira orquestra  brasileira a fazer parte do projeto venezuelano “El Sistema” da FESNOJIV (Fundacion del Estado para el Sistema Nacional de las Orquestas Juveniles e Infatiles de Venezuela) que mantém um intercâmbio de professores e alunos, o que denota o reconhecimento internacional de que goza esta iniciativa. O que também suscitou os maiores elogios de Yo-yo ma e Perlman pela seriedade do trabalho, que abrange 1800 jovens e que existe ha 14 anos na cidade de Campos-RJ .
Com extensa temporada anual de concertos, realizados periodicamente no Teatro Municipal Trianon, de Campos, Rio de Janeiro a orquestra realizou diversas turnês de concertos por diversas cidades brasileiras e países da América Latina, dentre as quais, podem ser citados os seguintes teatros e espaços: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ-Brasil), Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro), Auditório de Radio Paraná (Encarnación – Paraguai), Auditório Belgrano (Buenos Aires – Argentina), Auditório San Agustín/Universidad Católica Argentina (Buenos Aires – Argentina), Salon Dorado Del Teatro Colón (Buenos Aires – Argentina), Centro Sinfônico Nacional (La Paz- Bolívia), Museu Nacional de Arte (La Paz- Bolívia), Teatro Muncipal de El Alto (Bolívia), Palácio das Laranjeiras ( Rio de Janeiro) , Teatro Vivo Rio (Rio de Janeiro), Golden Roon/Hotel Copacabana Palace, United Palace Theatre (New York), Church of the Holy Innocents (Manhattan – New York), Church of the Atonement (Bronx – New York), Union City Music Project New Jersey (New Jersey), Weill Hall/ Carnegie Hall (New York).
A Orquestra conta com um vasto repertório de música brasileira, enfatizando a sua cultura com danças do folclore brasileiro como samba, capoeira e marchinhas de carnaval. A orquestra realiza grandes evoluções em palco com coreografias mostrando a brasilidade dos músicos e a riqueza dos ritmos brasileiros.
No ano de 2008, através de parceria com a Dell’Arte, este agrupamento sinfônico ganha uma nova e promissora etapa em sua existência, tendo a oportunidade de tocar para grande músicos como: Yo Yo-Ma, Itzhak Perman e Maestro Gustavo Dudamel , transformando-se no segmento educacional desta empresa e abrindo uma era de muitos e grandiosos desafios.
Em 2010 a Orquestra fez sua turnê internacional pela Bolívia, participando do “8º Festival del Sol” nas cidades de La Paz e El Alto, em 2011 abriu as comemorações dos 102 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, realizou um concerto exclusivo sob a regência do maestro Gustavo Dudamel em homenagem ao maestro José Antonio Abreu, fundador no El Sistema da Venezuela, e Orquestra Simon Bolívar e realizou sua turnê nos Estados Unidos da América, encerrando a turnê no Carnegie Hall em Nova York.

Nenhum comentário: