quarta-feira, 28 de março de 2012

3º SIMUSIC recebe 10 professores americanos


Maestro Jony William e professores do "El Sistema" Venezuelano.
   A Orquestrando a Vida em parceria com a FENORTE. UENF e o Centro Cultura Musical de Campos inicia hoje (28) o 3º SIMUSIC (Seminário Internacional de Música) que contará com a presença de professores dos Estados Unidos, Venezuela, Inglaterra, Espanha e Brasil.
Com a duração de quase 30 dias o Seminário tem como objetivo preparar os jovens músicos das Orquestras da Orquestrando a Vida para a profissionalização na altura dos grandes centros culturais.
Os professores americanos são oriundos de uma das mais famosas orquestras americanas, a Baltimore Symphony Orchestra, que atualmente a sua maestrina foi convidada para estar à frente de uma das maiores orquestras da América Latina, a OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
O maestro Jony William tem um incansável trabalho na música erudita no país, tendo recebido prêmios pelo destaque na realização de projetos culturais, sempre privilegia Campos nas suas grandes realizações, levando o nome da cidade aos grandes centros culturais e teatros do mundo, como o famoso Carnegie Hall.
- A música em Campos depois do SIMUSIC será diferente.  Estaremos recebendo grandes músicos das melhores orquestras americanas como a Baltimore Orquestra. Estamos dando uma oportunidade única na profissionalização dos nossos músicos que estarão vivenciando momentos que nos faz lembrar o FEMUSICA (Festival de Música de Inverno de Campos) que chegamos a ser reconhecido como o maior festival de música do país, movimentando o mercado cultural nacional e a economia da cidade de Campos, disse o maestro Jony William.
Alice Rocha de Oliveira, mãe da trompista Polyana Rocha acredita na grande oportunidade que os jovens músicos das orquestras da Orquestrando a Vida estão tendo.
Eu não conheço outro projeto que tem tantas oportunidades como esta que minha filha e esses jovens estão tendo. É uma grande troca de experiências onde esses jovens se sentem valorizados e preparados para representar a cidade em qualquer ocasião, disse Alice.
Campos hoje tem um projeto reconhecido mundialmente como o melhor e maior núcleo do célebre “El Sistema” que tem como representante da sua potencia musical o grande maestro Gustavo Dudamel que atualmente está à frente da Orquestra Sinfônica de Los Angeles e em 2012 regeu a Orquestra “Campista” (Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino) no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro em um concerto fechado para o criador do “El Sistema” o maestro José Antônio Abreu.
Com o SIMUSIC, Campos, através da Orquestrando a Vida está na lista de grandes realizações culturais do país, sendo reconhecida como a cidade da música. Cidade esta que infelizmente não dá o retorno necessário aos músicos que com tanto talento e carisma conquistam o mundo .

Nenhum comentário: