quinta-feira, 22 de março de 2012

ORAVI foi selecionada por seu destaque internacional no ensino da musica.


 


A Orquestrando a Vida recebeu hoje (22) a visita da jornalista Heloísa Fischer para conhecer as atividades das orquestras sinfônicas da Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos do Brasil.
A visita iniciou às 8h da manhã e teve o seu encerramento às 17h devido ao grande número de grupos sinfônicos pertencentes a ONG.



Heloísa já conhecia a capacidade musical da Orquestra Mariuccia Iacovino pelo destaque nacional que a orquestra teve recentemente com a turnê em Nova York, concertos realizados para o maestro José Antonio Abreu e Gustavo Dudamel, além de conhecer o maestro Jony William há muitos anos pela realização dos festivais de inverno (FEMUSICA).

- Eu já conhecia a capacidade desses jovens, porem estando aqui eu fico impressionada com o que eu vi. A vontade desses jovens de realizar o trabalho é enorme, diz Heloísa Fischer.

Além de resaltar a qualidade artística dos jovens músicos da Orquestrando a Vida, Heloísa cita a importância de um novo espaço e mais parceiros para a realização das atividades da ONG.

- Estou surpresa de como é possível realizar um trabalho de tanta qualidade e tão serio em uma estrutura que esta longe de ser ideal para estes jovens. Surpreende-me como um projeto deste tamanho e com tantas dificuldades conseguem tantos resultados.


Heloísa também cita a Orquestrando a Vida como referencia de trabalho a ser seguido em outras cidades brasileiras.

- Este trabalho é de uma importância fundamental para a cidade de Campos, para o Estado do Rio de Janeiro e para o Brasil, porque é um exemplo a ser seguido em outras cidades.

- Eu fico imaginado quando a Orquestrando a Vida conseguir uma sede, instrumentos adequados e multiplicar pela cidade de Campos este trabalho. Eu me pergunto onde este trabalho vai parar.

- Termino um dia de trabalho completamente energizada com a emoção e paixão que estas pessoas têm pela música sinfônica. Estou recarregada para chegar até o final de 2012, muito animada para trabalhar.


Heloísa é diretora geral e fundadora do Anuário Viva Música que na edição de 2012 trará uma matéria sobre os projetos socioculturais de orquestras sinfônicas atuantes no Brasil. A Orquestrando a Vida ficou entre os 10 projetos selecionados para receber a visita da Heloísa pelo grande desenvolvimento técnico musical que seus grupos sinfônicos vêm atingindo nos últimos anos, sendo reconhecido internacionalmente como o maior e melhor núcleo do 'El Sistema'.

Nenhum comentário: