terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sucesso no palco do Municipal



Um dos palcos mais nobres do circuito erudito nacional, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebeu ontem (29) a Orquestra Jovem Professora Mariuccia Iacovino, da ONG ORQUESTRANDO A VIDA e do CENTRO DE CULTURA MUSICAL DE CAMPOS (CCMC), que foi regida pelo maestro Luiz Maurício Carneiro. A apresentação, que mobilizou mais de 80 músicos, mostrou à sociedade carioca o trabalho que vem sendo cultivado com suor e talento na planície, arrancando elogios não apenas após o concerto, mas depois, através das redes sociais em que o grupo está presente, como o Orkut e o Facebook. Na platéia, Mônyca Kuhl qualificou o espetáculo como “maravilhoso”. “Sabia que era bom, mas não imaginava que era tão criativo”, afirmou Milena Almenara. Já Rômulo Mussel, garantiu “nunca ter visto nada igual antes”. “De fato, foi a orquestra mais original que já assisti”, completou.

As declarações, para além do reconhecimento, estimulam a continuidade do trabalho desenvolvido. É o que garante Jony William, o diretor geral da ONG e do CCMC.

– Ver uma orquestra de Campos, com músicos campistas, dentro de um espaço tão digno da música erudita foi uma grande emoção. Emoção maior, entretanto, foi constatar a recepção do público carioca, vê-lo valorizando algo do interior, pedindo que a orquestra permanecesse no palco por mais algumas músicas. Isso nos deu orgulho de ser campista, um orgulho que faz valer a pena todo o dia a dia de esforço e labuta – diz Jony.

De fato, emoção foi a palavra de ordem daquele dia em que a descontração da Orquestra Jovem Professora Mariuccia Iacovino espantou a sisudez comumente associada àqueles que se apresentam no Municipal.

– Foi um concerto maravilhoso, certamente o melhor da Orquestra até o momento. Tudo colaborava para o sucesso: o local, o público e, principalmente, a ansiedade dos músicos com tamanha oportunidade. Os músicos tocaram com muita energia e muita garra, como costuma acontecer no Teatro Municipal Trianon, de Campos. Mas, parece que, com a atmosfera que reinava, todos foram influenciados pela beleza do local e pela importância da apresentação – relembra Luiz Maurício.

Para o maestro, o concerto foi um produtivo início de turnê.

– Abrimos a série de concertos da turnê com chave de ouro e fomos muito bem recebidos pelo público presente, o teatro tinha um público com quantidade representativa, dentre as pessoas, muitas autoridades e pessoas ligadas ao meio musical não economizaram palavras de elogios, tanto em relação à atuação da Orquestra em suas performances movimentadas, especialmente no repertório brasileiro, que incluiu peças como a abertura de "Il Guarany", de Antônio Carlos Gomes, “Berimbau”, de Baden Powell e Vinícius de Moraes, e “Aquarela do Brasil”, quanto na consistência e preparação do repertório erudito – pondera.

Agora, a Orquestra se prepara para viajar a Bolívia, onde encara a responsabilidade de representar o país na oitava edição do celebrado “Festival Del Sol”. As apresentações, que fazem parte de sua primeira turnê internacional, acontecerão nos dias 7 e 8, nas cidades de La Paz e El Alto.

2 comentários:

Romulo Mussel disse...

E foi mesmo uma das melhores orquestras que já assisti, espero que venham ao Rio de Janeiro mais vezes, não é todo dia que temos tanta qualidade! Agora estou acompanhando por aqui e pela lista de e-mails, assim não perderei as próximas apresentações. Parabéns a todos pelo excelente trabalho!!!

Romulo Mussel

Roni Duarte disse...

Eu estava lá!!!
Uma semana antes, assisti no Teatro Trianon em Campos, minha cidade. Alem do orgulho dessa Orquestra ser nossa, meu primo Leonardo faz parte como violonista e professor. Me emocionei muito no Municipal do Rio de Janeiro... levei 4 pessoas.