segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Harpas e Orquestra Jovem no Trianon

Orquestras e coros da ONG ORQUESTRANDO A VIDA realizam nos próximo dia 22 de agosto a última edição dos Grandes Concertos de Gala, no Teatro Municipal Trianon. Terceira apresentação da série, iniciada em junho, quando vieram a Campos os cantores líricos Neti Szpilman e Maxi Wilson, e continuada em julho, com a presença do grupo de gaita-de-fole do Centro Educacional Vieira Brum, o concerto vem encerrar a primeira leva de apresentações para a captação dos recursos necessários à viagem da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino à Bolívia, onde foram convidados a participar do “VIII Festival del Sol”.

Na ocasião, sobem ao palco do Trianon, às 16h, a Orquestra Jovem Mariuccia Iacovino, regida pelo maestro Luiz Maurício Carneiro, e a Orquestra Brasileira de Harpas. Os ingressos, que custam R$ 10, podem ser adquiridos na bilheteria do Trianon.

Os Grandes Concertos de Gala contam com o apoio cultural do CENTRO CULTURA MUSICAL, do Trianon, da UENF e do Pálace Hotel.

INVENTIVIDADE AFINADA

A Orquestra Brasileira de Harpas propõe um tratamento rítmico à harpas, aliado aos mais autênticos instrumentos de percussão nacional, como o berimbau, reconhecido por pesquisadores como exemplo de harpa primitiva. O resultado deste trabalho vem sendo aplaudido nacional e internacionalmente, através de congressos na Europa, Estados Unidos e América Latina. A orquestra vem apresentando programas diversificados, como o “Conserto de Natal”, realizado na Igreja da Candelária, a convite do jornal O Globo. O alto nível artístico da orquestra, aliado à originalidade de seu trabalho – sete harpas solistas interagindo com os sopros e a percussão – oferece aos espectadores sonoridade ímpar e uma vasta gama de efeitos rítmicos inusitados.

POR UMA CAUSA

Realizados com o propósito de ajudar a financiar a viagem da Orquestra Sinfônica Jovem Mariuccia Iacovino à Bolívia – onde realizarão, entre os dias 5 e 11 de setembro, nas cidades de La Paz e El Alto, quatro apresentações sob o comando do maestro Luis Maurício Carneiro, por ocasião do “VIII Festival Del Sol” –, os Grandes Concertos de Gala cumprem, ainda, mostrar à sociedade campista o trabalho que a representará em solo estrangeiro.

– Estamos oferecendo um produto à cidade de Campos, um produto de qualidade, visto que chamou a atenção de grandes nomes estrangeiros. É, também, um produto com um propósito. Uma intenção que já recebeu a colaboração dessas figuras importantes, que abriram mão de seus lucros pessoais para ajudar a levar a Orquestra Jovem Mariuccia Iacovino à Bolívia. Embora 99% de nossos concertos sejam gratuitos, convidamos o público campista a não apenas conferir a qualidade da música produzida aqui, e que representará o município lá fora, como a partilhar dessa causa – afirma Jony William Vianna, diretor geral da ONG ORQUESTRANDO A VIDA, que conta com o auxílio de todos para levar a outras paragens o prestígio da planície. – A prefeita Rosinha Garotinho nos prometeu as passagens após evento de lançamento do Pró-Jovem, no último dia 7 de maio, no qual se apresentou nosso grupo de Madeiras. Agora, porém, nos resta não apenas viabilizar alimentação, translado de Campos ao Rio de Janeiro, taxas de embarque e outras eventualidades, mas também contornar com as conseqüências do atual momento político por que passa a cidade.

EMPENHO

Os próprios alunos da ONG ORQUESTRANDO A VIDA vêm gerindo um calendário de eventos que visa auxiliar nas despesas da viagem à Bolívia. A agenda, que começou em 23 de maio com sorteio de cesta de chocolate, pela turma de violinos, prevê ações que se estendeu até o dia 13 de julho, quando aconteceu a “Hora Cultural”, promovida pela turma de violoncelo.

Informações a respeito das iniciativas para auxiliar a ida dos alunos da ONG à Bolívia, bem como datas e eventos mais detalhados, podem ser obtidas através do telefone (22) 2722-3630, ou na sede do CENTRO CULTURA MUSICAL, situada à Avenida Alberto Torres, número 223, no Centro de Campos.

O FESTIVAL

Criado pelo maestro Fredy Céspedes, o “Festival Del Sol” chega, em 2010, à sua oitava edição. Promovido pela Escola de Artes Municipal de El Alto e Orquestra Sinfônica Municipal de El Alto, das quais Céspedes é, respectivamente, professor e diretor, o evento tem apoio do Governo Municipal de El Alto e da Embaixada do Brasil na Bolívia. Divididas entre a capital, La Paz, e a sede, El Alto, o Festival apresenta atrações bolivianas e internacionais, das quais a Orquestra Sinfônica Jovem Mariuccia Iacovino faz parte.

– As datas ainda estão sendo marcadas, mas sabemos que, em um dos concertos, teremos espaço no Teatro Municipal de La Paz. Em outro, a Orquestra Jovem tocará junto das Orquestras da Bolívia e do Chile, ocasião em que executarão um repertório latino eclético – diz Jony.

Segundo Luis Maurício Carneiro, diretor artístico da ONG ORQUESTRANDO A VIDA, o repertório vem sendo selecionado e contempla artistas nacionais e internacionais.

– Estamos fechando os programas que serão apresentados. Algumas obras já estão escaladas. Tocaremos Tchaikovsky e Shostakovich, dentre os compositores de nível internacional. Com os brasileiros Camargo Guarnieri, Villa-Lobos e Lorenzo Fernandez, elencamos os representantes do movimento nacionalista. E, como não poderia deixar de ser, representando as diversas correntes da música popular brasileira, temos Tom Jobim, Pixinguinha e Baden Powell – garante Luis Maurício, que afirma querer exibir duas faces na performance da Orquestra. – Queremos mostrar um lado da seriedade e da paixão evidenciados na música de concerto e outro lado, o da leveza e da brasilidade, com características típicas do repertório da MPB, como é o caso da performance de Berimbau, que puxará os músicos para uma roda capoeira em pleno palco.

Nenhum comentário: