quarta-feira, 31 de julho de 2013

SEMINÁRIOS INTERNACIONAIS - ROBERTO ZAMBRANO E JACKIE MARTINO



FENÔMENOS DA MÚSICA EM CAMPOS PARA
SEMINÁRIOS INTERNACIONAIS

  Começa nesta sexta-feira (02) em Campos, dois importantes Seminários Internacionais com o maestro Roberto Zambrano da Venezuela e a maestrina Jackie Martino dos Estados Unidos.
Maestro venezuelano Roberto Zambrano
  Roberto Zambrano é um dos fundadores do ‘El Sistema’ venezuelano. Profissionalizou-se na Checoslovaquia e no seu país foi responsável pela criação de mais de trinta núcleos e a nível internacional da criação de núcleos na Argentina, Costa Rica, República Dominicana, Uruguai, Brasil, Estados Unidos e Áustria. Atualmente é diretor da Orquestra Sinfônica Juvenil e Infantil de Acarigua e coordenador regional de Estado Portuguesa para o ‘El Sistema’. Amigo pessoal do também venezuelano, o fenômeno Gustavo Dudamel, regente da Orquestra Simón Bilívar e diretor artístico da Filarmônica de Los Angeles. Dudamel regeu a Orquestra Mariuccia Iacovino em 2010, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
  Zambrano viaja o mundo inteiro ministrando seminários e sempre tem maior atenção com Campos, vindo várias vezes ao ano, porque a Orquestrando a Vida é o primeiro e o maior núcleo do ‘El Sistema’, fora da Venezuela. Desta vez em missão especial, Zambrano levará 12 dias preparando o lançamento oficial da grande Orquestra Sinfônica Juvenil Brasileira, que terá 150 componentes. Mais um grande passo da Orquestrando a Vida, que já possui sete orquestras e não se intimida em criar mais uma e de tão grande porte.
“Será uma orquestra com alto nível técnico, trazendo para Campos uma maior visibilidade, como aconteceu com a criação da Orquestra e Coro Municipal, um desafio que somente Campos e Barra Mansa, as únicas cidades que ousaram possuir Orquestras Municipais. O concerto do lançamento oficial da nova grande orquestra já está marcado para dia 10 de agosto no Trianon.”      Destaca Jony William, diretor fundador da Orquestrando a Vida.
 
Maestrina americana Jackie Martino
  A maestrina americana Jacqueline Martino da King Low Heywood Tomas School em Stamford, Connecticut, esteve em Campos em 2012 duas vezes, a primeira em março, com outros professores da King Low Heywood Tomas School participaram do 3º SIMUSIC, já que se impressionaram com o trabalho da Orquestra Mariuccia Iacovino quando esta se apresentou na escola, na turnê de Nova York em novembro de 2011, e desde então continua apoiando o projeto comparecendo mais uma vez à sede da Orquestrando a Vida, para seminários. Como Zambrano, Jackie também vem desta vez com outra missão especial, o lançamento de três corais novos. Retomando assim um projeto antigo da Orquestrando a Vida, de corais internos.  A maestrina Jacqueline Martino é formada em Música e Diretora de Teatro Musical pela Universidade de Hartford CT., em Composição pela Universidade de Nova York e  Educação Musical pela Universidade de Boston.
Professora de teclado e piano avançado, teoria musical e música contemporânea, leciona música e teatro na Thomas School em Stamford, CT., professora de integração da tecnologia e da aplicação professora adjunta de composição e voz na Universidade de Nova York. Jacqueline tem um vasto relacionamento com o teatro musical tendo participado de várias produções nas escolas e universidade que atua, além de gravações de produções de eventos como realizados na cidade de Nova York como: The Bitter End, Hard Rock Café, Kenny’s Castaways, Wetlands, CBGB’s gallery, Connecticut’s Acoustic Café, Palace Theater e locais semelhantes.
Orquestra KCO Infantil com base em El Sistema metodologias de ensino de música. Co-presidente do Fescilva Cultural Lower, Diretora do Baixo Mostrar escola Talent e colaboradora do Road To Recovery iTune songwriting projeto no HAITI. Especializada em música vocal, coral, violão, gravações e compositora escreveu uma ampla zona de currículo musical. Como musicoterapeuta atua com alunos com necessidades especiais.

Nenhum comentário: