terça-feira, 23 de julho de 2013

ORQUESTRA E CORO MUNICIPAL NO ANIVERSÁRIO DO TRIANON

Por Anaceli Nuffer

ORQUESTRA E CORO MUNICIPAL COM GRANDES NOMES DA MÚSICA ERUDITA



  Fazendo parte dos grandes espetáculos do mês de aniversário do Teatro Trianon, no próximo dia 29, segunda-feira,  a Orquestra e Coro Municipal se apresentarão com grandes nomes da ópera, o  magnífico trio: Daniel Soren -  Baixo-barítono, a Soprano Danielle Bragazzi e o Tenor André Figueiredo.

Foto: Anaceli Nuffer
 "Em 16 de agosto a Orquestra e Coro Municipal completará um ano, este grande concerto também será o início das comemorações de aniversário.
  A Orquestra municipal é composta de jovens músicos campistas que tiveram suas vidas modificadas, pois trabalham dentro do que mais gostam de fazer, MUSICA!! Melhor ainda sem sair de sua cidade natal e  sendo tão jovens já tem oportunidade de com o seu trabalho e talento, ajudar nas contas da casa e ampliar seus estudos em Universidades do Rio  de Janeiro."                                Jony William

   "A Orquestra e Coro Municipal não é só importante pra gente, mas para nossa cidade. Nós que queremos fazer da música profissão, tínhamos que sair da Campos, com a criação da Municipal houve uma valorização dos músicos, da cidade e da Orquestrando a Vida e o mais importante nos ajuda muito a pagar nossas faculdades e cursos. Eu e muitos colegas fazemos Faculdade de Música no Rio de Janeiro, o gasto é muito grande, sendo valorizados como profissionais ampliamos nossas oportunidades como eu, que agora posso fazer também, aula particular em São Paulo no Conservatório Brasileiro de Música (CBM) com Raiff Dantas. Muitas pessoas veem a música como hobby, com Municipal há um estímulo e um entendimento maior de se estudar música e nossos pais começam a entender que se pode viver de música. Tenho esperança de criarmos essa tradição: 'quero ser músico e saber aonde ir'." Fala com entusiasmo, Luiz Felipe Nogueira Prado que tem 20 anos, é professor de violoncelo e estuda na Orquestrando a Vida há 12 anos.

  "Minha filha se tornar profissional tão nova, com tanta responsabilidade de horários rígidos, viagens e estudos foi muito bom para família inteira, principalmente na questão financeira que ajuda muito ela poder arcar com suas próprias despesas, pois o pai dela está a 8 anos acamado devido um AVC Hemorrágico, desde cedo meus filhos aprenderam que as coisas não são fáceis. Fico muito feliz com a criação da Municipal, que além de ser um orgulho para a cidade, ajuda tantas famílias que tem muitas dificuldades. Quando nossos filhos sobem no palco nossos corações quase explodem de alegria!"
Diz emocionada, Edna Salvadora Pessanha Martins  -  mãe de Mariana Martins Figueiredo - 14 anos - violinista.

  Neste mês de julho o Teatro Trianon comemora 15 anos e segundo a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, o Teatro Municipal Trianon já faz parte do roteiro dos grandes espetáculos de circulação nacional, além ser palco de apresentações dos artistas da terra. “O município tem investido na cultura em diversas áreas, como dança, música, teatro, na preservação do patrimônio histórico, e na programação de aniversário tem atrações para todas as idades, da criança ao idoso”, destaca.
 Os espetáculos em comemoração ao aniversário do teatro se encerram em grande estilo, dia 31, com a imperdível Maria Bethânia.
 Fonte: site da Prefeitura de Campos

André Figueiredo, Tenor
Iniciou seus estudos de técnica vocal com Maria Helena Bezzi, passando
para o tenor Alfredo Colósimo. Estudou repertório com Profa. Dília Tosta e Maestro Claudio Vettori. Hoje é orientado pelo tenor Eduardo Alvares.
Tem se apresentado regularmente em vários teatros do Rio de Janeiro,
incluindo o Municipal de Niterói além de várias apresentações no Projeto
Música no Museu, Forte de Copacabana, na Câmara de Vereadores do Município do Rio de Janeiro, no teatro da ACM, Sala Baden Powell, Centro Cultural Justiça Federal e outras salas de Concerto. Se apresentou, acompanhado pelo  Maestro Claudio Vettori, nos programas “Sala de Concerto” e  “Musica e Músicos do Brasil” ambos da rádio MEC com apresentação de Lauro Gomes.

Em Ópera, interpretou Rodolfo na ópera La Bohème de G. Puccini, com a Orquestra Jovem de Vassouras, D. Jose na ópera Carmen de G. Bizet, inclusive no Festival  Vale do Café e Luigi na ópera Il Tabarro de G. Puccini em montagens da Cia. Lírica no Centro Cultural Justiça Federal e Sala Baden Powell.

Danielle Bragazzi, Soprano
Iniciou seus estudos de canto com o baixo-barítono João Carlos Dittert e frequentou as classes dos sopranos Therezinha Schiavo e Cilene Fadigas, na Escola de Música da UFRJ.
Estreou como solista de ópera em O Empresário (Mozart) como Madame Hertz, pela Cia. Experimental de Ópera.
Pela Cia. Lírica do Rio de Janeiro representou Mimì na Ópera La Bohème (Puccini), Violleta, em La Traviata (Verdi), Cio-Cio San, em Madama Butterfly (Puccini), Odabella, em Attila (Verdi), Marguerite em Faust (Gounod) e Giorgetta em Il Tabarro (Puccini).
Foi pesquisadora musical pela UFRJ e possui formação em Teatro.



Daniel Soren, Baixo-barítono
Diretor e fundador da Cia Lirica, estudou nos EUA com Marianne Sandborg. No Brasil freqüentou a classe do soprano Leila Guimarães e, na Alemanha, aperfeiçoou sua técnica com Walter Donati. Atualmente estuda com o tenor Eduardo Alvares.

Cantou papéis como Dandini, em La Cenerentola  (Rossini), Conde de Fricandò em As Damas Trocadas (Marcos Portugal), Leporello em Don Giovanni (Mozart), Buff, em O Empresário (Mozart), Simone em Gianni  Schicchi (Puccini). Pela Cia. Lírica, deu vida aos personagens Marcello, em La Bohème (Puccini), Escamillo, em Carmen (Bizet), Sharpless, em Madama Butterfly (Puccini), Méphistophélès em Faust (Gounod), Michelle em Il Tabarro (Puccini) e o personagem título, em Attila (Verdi). Integrou o elenco do espetáculo Microscópera Carioca e Farfarello em O Amor por Três Laranjas de S. Prokofiev no Theatro  Municipal do Rio de Janeiro com a Orquestra Petrobras Sinfônica sob a regência de Isaac Karabtchevsky. Interpretou ainda Casalicchio na ópera O Ouro não Compra o Amor (Marcos Portugal) pela OSB Ópera e Repertório.

Repertório:
 - G. Bizet - Ópera Carmen
           - Abertura
           - Habanera
           - Canção do Toreador
           - La 'Fleur que tu m'arais jetée
           - Je suis Escamillo

 - G. Puccini - Ópera Tosca
          - Tre sbirri una carrozza,  va Tosca
          - Vissi d'arte
          - E lucevan

 - C. Gounod - Ópera Fausto
        - Le reau d'Or
        - Trio e Coro Final

 - G. Verdi - Ópera La Traviata
       - Libbiamo ne'lieti calici


Nenhum comentário: