quinta-feira, 18 de julho de 2013

ORGULHO DE SER CAMPISTA

Por Anaceli Nuffer

COMEÇA  AMANHÃ OS CONCERTOS DA ORQUESTRANDO A VIDA NA  JMJ  COM O PAPA

Dia 19 de julho - 20h - Teatro Trianon
Dia 21 de julho - 15h - Igreja da Candelária - Rio de Janeiro
Dia 27 de julho - 19h - Guaratiba - Rio de Janeiro



  Nossos jovens músicos campistas tiveram a honra de serem convidados a participar desse grandioso evento, a Jornada Mundial da Juventude. O primeiro concerto, com as Orquestras Mariuccia Iacovino e Municipal de Campos, no próximo dia 19, será no Teatro Trianon para 600 estrangeiros, os peregrinos acolhidos em nossa cidade, além do concerto, terão oportunidade de conhecer durante toda a semana missionária,  a cultura e de que forma a região vive a religião católica. Os jovens participarão de uma festa junina e vão conhecer ainda o Caminho de Santo Amaro, a caminhada tradicional dos católicos da cidade.
  Dia 21 será um grande concerto na Candelária,  essa imponente igreja que já foi palco para nobres concertos, receberá a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, que também já subiu em palcos importantes como o Carnegie Hall em Nova York.
  E para finalizar, dia 27, sábado, 20 músicos da Orquestrando a Vida, estarão presentes no gigantesco palco, na missa de encerramento, que o papa Francisco oficiará para dois milhões de pessoas, no bairro de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, um orgulho e uma honra muito grande para a cidade de Campos.



Igreja da Candelária no centro do Rio
 A JMJ é também conhecida como um exemplo de convivência pacífica e fraterna entre todos os povos, uma oportunidade de acolher e abrir nossos horizontes culturais. A jornada é um verdadeiro intercâmbio cultural e fará com que o município de Campos dos Goytacazes seja conhecido com toda diversidade, belezas naturais, riquezas artísticas, pontos turísticos e históricos.

Em sua primeira missão internacional, o Papa Francisco preferiu fugir dos pontos turísticos do Rio de Janeiro, como Corcovado e Pão de Açúcar, e optou por visitar a comunidade de Varginha, no Conjunto de Favelas de Manguinhos, o Hospital São Francisco de Assis e participar de um encontro com a sociedade no Theatro Municipal.
Guaratiba vê visita do papa como caminho para 'redenção'.

  É lá, em um terreno que foi chamado de 'Campus Fidei' ('Campo da fé') pelos organizadores da JMJ, que acontecerão a vigília dos jovens e a missa de encerramento, nos dias 27 e 28 de julho.

'O papa vai nos abençoar. Isso vai ser uma terra santa', disse à Agência Efe Joel da Silva, um vendedor ambulante que conta que chegou a Guaratiba há mais de 30 anos vindo de Pernambuco em busca de uma vida melhor.



No penúltimo dia da JMJ, sábado (27), a manhã começa com uma missa às 9h, com bispos na Catedral Metropolitana, no Centro. Por volta das 11h30, o Papa se reúne com membros da sociedade civil no Theatro Municipal. Após o ato, ele almoça com bispos e cardeais.



Gigantesco palco em Guaratiba
No início da noite, o Pontífice vai a Guaratiba para a Vigília de Oração. Ele deve responder a perguntas de cinco jovens e realizar novo discurso.

 Fonte: G1 JMJ Rio 2013 / JMJ RJ/Norte Fluminense

Nenhum comentário: