segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

"Apostoles", de Zipoli, na Igreja Nossa Senhora da Lapa

O Coral Juvenil e a Orquestra de Câmara da ONG ORQUESTRANDO A VIDA (ORAVI), do Centro Cultura Musical de Campos (CCMC), apresentam na próxima sexta-feira (10), às 20h, na Igreja Nossa Senhora da Lapa, o Oratório “Apostoles”, de Domenico Zipoli. No repertório, há, ainda, "Concerto para dois violoncelos em Sol menor", de Antonio Vivaldi, com os solistas Charles William Vianna e Luiz Felipe Prado, que abre a apresentação.

De acordo com o diretor geral da ORAVI e do CCMC, Jony William Vianna, o local foi escolhido com critério.

– A Igreja Nossa Senhora Lapa é especialmente adequada, por sua aura, excelente acústica, grande importância histórica e, obviamente, afinidade com temática do que será apresentado. Tenho certeza absoluta que os presentes sairão de lá encantados – afirma.

Mais um resultado das frutíferas missões do Sistema Nacional de Orquestas Juveniles e Infantiles de Venezuela (Fesnojiv) e do Conservatório Andino de Fomento (CAF), que o CCMC e a ORAVI receberam em outubro último, os 43 coristas e instrumentistas que participam da apresentação de “Apostoles” foram preparados pela diretora do sistema nacional de coros do Fesnojiv e regente dos Coros Metropolitano e Sinfônico Nacional da Venezuela, Lourdes Sanchéz, e a cantora lírica Margot Paraes. A preparação da Orquestra de Câmara foi feita pelo maestro Luiz Maurício Carneiro, a preparação vocal é de Fabiano Domingues e a regência fica a cargo do maestro Jardel Maia. A direção geral é de Jony William.

Porém, para além do prestígio dos visitantes e da qualidade e da importância das aulas por eles ministradas durante a missão, o evento marca a ocasião como primeira vez em que um coro é preparado dentro de um Sistema Acadêmico em Campos.
A ORAVI conta com o apoio, também, do Centro Cultural Anthony Garotinho.

ZIPOLI

Domenico Zipoli nasceu em Prato, na Itália, em 17 de outubro de 1688 e morreu em Córdoba, na Espanha, em 2 de janeiro de 1726. Foi padre jesuíta, compositor, cravista e organista. Aluno de Alessandro Scarlatti e Bernardo Pasquini, Zipoli trabalhou na igreja de Jesus, em Roma. Nesse período, escreveu sua obra mais conhecida, “Sonate d'intavolatura per organo e cimbalo”. Em 1717, foi enviado como missionário para as reduções jesuíticas da América e se tornou conhecido como um dos mais importantes músicos entre os missionários americanos.

Nenhum comentário: