terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Concerto de Natal é sucesso


Mais uma vez provando a competência do trabalho realizado pela ONG ORQUESTRANDO A VIDA (ORAVI), do CENTRO CULTURA MUSICAL DE CAMPOS (CCMC), e o talento de seus alunos, a ACADEMIA DE ORQUESTRAS E COROS SINFÔNICOS DE CAMPOS lotou o Teatro Municipal Trianon na noite ontem, com o Concerto de Natal. Participaram as Orquestras Sinfônica Jovem Professora Mariuccia Iacovino, Sinfônica Infanto-juvenil, Sinfônica Escola A, Sinfônica Escola B, Infantil A e Infantil B, além do Coral Juvenil e da Banda Sinfônica.

A procura por lugares foi tamanha que, ocupadas as 800 poltronas da casa, muitas pessoas acabaram por não conseguir entrar. E embora tenha causado grande comoção nos acessos principal e lateral do teatro, o fechamento das portas foi considerado adequado tanto pela direção da ORAVI, quanto pelos representantes do Trianon, uma vez que visava a segurança dos presentes. Jony William Villela, diretor da ORAVI, entretanto, garantiu que isso não deverá voltar a acontecer.

— Ontem, infelizmente, muitas pessoas não puderam assistir à apresentação de seus filhos, netos e sobrinhos. Todavia, ano que vem será diferente. Entraremos em contato com o Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa) e negociaremos a realização do próximo Concerto de Natal em seu ginásio, de forma que todos poderão estar presentes.

O sucesso do Concerto de Natal é uma evidência de como a música erudita cresceu no município de Campos. Graças aos esforços da ORAVI e do CCMC, o número de músicos cresce a cada ano, a quantidade de orquestras e coros é expressiva e as apresentações se multiplicam. Esses esforços integram, ainda, a comunidade erudita de Campos à de outros locais do país e promove o intercâmbio de conhecimento e experiência, além de permitir que os campistas conheçam fragmentos daquilo que é feito fora da cidade. A participação da Orquestra Brasileira de Harpas, do grupo de gaitas-de-fole do Centro Educacional Vieira Brum, de São Gonçalo, e dos cantores líricos Neti Szpilman e Maxi Wilson durante os Grandes Concertos de Gala são exemplos disso.

Nenhum comentário: