segunda-feira, 26 de agosto de 2013

T U R N Ê P O R T U G A L 2 0 1 3

 Por Anaceli Nuffer
            MÚSICOS CAMPISTAS DE MALAS PRONTAS PARA TURNÊ NA EUROPA!

  As Orquestra Municipal de Campos dos Goytacazes e Mariuccia Iacovino, sob a regência dos maestros Luis Maurício Carneiro e Marcos Rangel, fazem seus últimos preparativos com uma grande responsabilidade, se apresentar  na Europa considerado o maior berço da música erudita.  Cerca de 75 jovens músicos embarcam nesta próxima quarta-feira, dia 28 de agosto, tendo a oportunidade de levar a cultura de Campos para dimensões internacionais, um belíssimo encontro com nossas raízes que sem dúvida, engrandecerá muito culturalmente todos nossos músicos, que se apresentarão nos maiores espaços da cultura portuguesa, uma honraria para a Orquestra Municipal de Campos dos Goytacazes e a Prefeitura Municipal de Campos que mantém este agrupamento sinfônico a um ano. A orquestra também conta com o forte apoio da Embaixada do Brasil.
  Com um repertório brasileiro, mostrando não só a excelente técnica musical como toda a ginga e energia típica como nas músicas Berimbau, Festa no Sertão e Aquarela do Brasil. Nossa música brasileira, tanto a erudita como a popular, tem uma excelente receptividade por parte do publico português que já dá sinais muito otimistas, demonstrando muito interesse e curiosidade em conhecer  uma Orquestra tão jovem que se tornou uma atração por se comunicar com o público, onde sua energia  tem suscitado sempre um grande entusiasmo por onde se apresenta.
  O roteiro  foi escolhido com muita atenção e carinho, como inicio a capital de Tras os Montes, origem básica da emigração portuguesa para o Brasil. O Palácio de Mateus onde a orquestra se apresentará foi construido e ainda é  habitado pelos descendentes do Morgado de Mateus, um dos fundadores da cidade de São Paulo. Depois de Tras os Montes escolheu-se Coimbra pelo simbolismo universitário (com uma extensão a cidade balneária de Figueira da Foz) e Lisboa, como capital.
No dia 7 de setembro, onde se comemora a independência do Brasil, o último concerto será vinculado a esse dia importante para os brasileiros, em pleno centro de Lisboa, no tradicional Largo do Teatro, palco do mais importante Festival de Música, será comemorada a Data Nacional brasileira.
 A orquestra  recebeu o convite para turnê em Portugal, numa iniciativa do Teatro Nacional de São Carlos, que tomou conhecimento do trabalho da orquestra campista em parceria com a Fundação da Casa de Mateus, os Conservatórios Nacionais de Coimbra e Lisboa e as Prefeituras da Figueira da Foz e Azeitão.
  O motivo da escolha de uma orquestra da cidade de Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro, foi o projeto ser considerado por eles um exemplo de inclusão através da Música, fora dos grandes centros culturais e com um elevado nível artístico. A turnê nos Estados Unidos, com várias apresentações em Nova York, inclusive no  Carnegie Hall, também pesou a favor na escolha da nossa orquestra, que desde então vem recebendo vários convites para turnês internacionais como  França e novamente os Estados Unidos.

A Orquestra  Municipal de Campos comemora neste mês de agosto seu primeiro ano existência, um belo presente é o destaque internacional, um resultado justo dos  rigorosos estudos diários e dos inúmeros  concertos, nos mais variados palcos e com as Séries apresentadas como 'O Espetáculo Vai Até Você' (nos bairros), 'Verão da Família' (na praia de Farol de São Tomé), 'Circuito Saúde' (nos hospitais) e Série Sacra (nas igrejas).
    Portugal espera a orquestra campista certa de obter sucesso em todos os concertos, colaborando assim para o crescimento do intercambio entre Portugal e Brasil, renovando  os laços culturais destes países irmãos.
 A Orquestra Municipal  embarca no próximo dia 28 de agosto para Portugal, com  7 concertos agendados:

- AMARANTE - Claustros da Câmara Municipal de Amarante
  31  de agosto -  22h


 - VILA REAL - PORTO - Palácio de Mateus 
   01 de setembro - 18h

- COIMBRA - Conservatório de Coimbra
   02 de setembro - 21:30h

- FIGUEIRA DA FOZ - Centro de Artes
  03 de setembro  - 21:30h

- LISBOA - Conservatório Nacional de Música 
  04 de setembro - 18:30h

- LISBOA - Largo de São Carlos
  07 de setembro - 18:30h
- AZEITÃO - Rossio
   06 de setembro - 21:30h
  "Estou muito feliz pela oportunidade maravilhosa! Está sendo uma honra tocar na Europa, vou realizar um dos meus sonhos. Tenho certeza que será uma experiência incrível, com um amadurecimento musical e intelectual muito grande. Estou estudando e trabalhando muito porque sei que a Europa é palco de grandes músicos solistas e das grandes orquestras.estou também  muito ansioso e mega feliz com minha 3ª turnê internacional, Bolívia em 2010, Nova York 2011, tenho certeza que Portugal será melhor ainda. Fazer parte da Orquestra Municipal, está sendo uma bênção na minha vida, porque além de poder representar minha cidade, ajuda muito a todos nós músicos que viemos de famílias de baixa renda, assim podemos ajudar em casa financeiramente e pagar cursos extras." 
Hodyllon Martins - 18 anos - violinista da Orquestra Municipal de Campos
Turnê/ Portugal 2013
 Repertório:
  •  M.Glinka - Abertura Ruslam e Ludmila
  • H.Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras N.4
           -   Preludio
           -   Dansa
  •  A.Carlos Gomes - Abertura "Il Guarani"
  • H.Villa - Lobos - Bachianas Brasileiras N.4
        -   Preludio
        -   Coral
        -   Ária
        -   Dansa
  •  P.Tchaikovsky - Sinfonia N.4/Finale
  • L.Bernstein - Mambo
  •  B.Powel - Berimbau
  • L.M.Carneiro - Festa no Sertão
  • A.Barroso - Aquarela do Brasil 
 PORTUGAL NOS ESPERA





Nenhum comentário: