segunda-feira, 15 de abril de 2013

Reunião e concerto em Brasília

No último dia 09 de abril, os maestros diretores e fundadores Jony William, Luis Maurício Carneiro e Fiorella Solares foram convidados para uma reunião em Brasília e conclamados no principal concerto da Orquestra Sinfônica Simón Bolívar no Brasil, assistido pela presidente Dilma, diversos ministros, governadores, inclusive o governador de Brasília Agnelo Queiroz; o primeiro núcleo do El Sistema no Brasil, a Orquestrando a Vida, foi mencionada por várias vezes e muito aplaudida pelo seu excelente trabalho realizado em Campos dos Goytacazes.
Abaixo a primeira página do programa do concerto.

Para nós da Dell'Arte é motivo de grande alegria trazer a Brasília dois dos maiores fenômenos da música dos últimos tempos; a Orquestra Sinfônica Simón Bolívar da Venezuela e seu diretor musical, maestro Gustavo Dudamel, um dos mais carismáticos regentes da atualidade.
  Dudamel é fruto do projeto conhecido como "El Sistema", criado por José Antonio Abreu - figura ímpar de musico e educador - com intuito de tirar das ruas os meninos e meninas carentes, oferecendo-lhes educação e uma profissão: a música.
  O projeto de Abreu não é único, mas foi o primeiro a ser levado seriamente pelas autoridades da Venezuela que deram todo apoio para desenvolvê-lo.
  No Brasil, temos iniciativas do gênero, dignas de louvor; mas a maioria delas dependente da iniciativa privada e das oscilações dos patrocínios, sempre atrelados ao momento político e econômico do país.
  É imperioso citarmos o admirável trabalho existente há dezesete anos da Orquestra Sinfõnica Jovem de Campos Mariuccia Iacovino, fruto do trabalho da ONG Orquestrando a Vida, que se destaca pela excelência artística. Esta orquestra foi considerada pelo próprio Dr. Abreu como o mais importante exemplo de inclusão social aliada à qualidade artística existente fora da Venezuela. No entanto, luta anualmente contra a falta de recursos e a incerteza de poder prosseguir o seu maravilhoso trabalho.
  Aproveitamos a vinda da Orquestra Simón Bolívar da Venezuela com Dudamel para solicitar um apoio governamental a fim de provar que no Brasil também é possível a inclusão social através da música da melhor qualidade, abrindo novas perspectivas de vida às camadas sociais menos favorecidas.

Myrian Dauelsberg
Presidente da Dell'Arte










Nenhum comentário: