sexta-feira, 5 de abril de 2013

MAESTROS DA ORQUESTRANDO A VIDA EM BRASÍLIA

Maestro venezuelano Gustavo Dudamel
  No dia 9 de abril, às 21h, o fenômeno, o maestro Gustavo Dudamel sobe ao palco da Sala Villa Lobos, do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, para apresentação única à frente da Orquestra Sinfônica Simón Bolívar.


Os maestros diretores fundadores do primeiro núcleo no Brasil, Jony William,  Luis Maurício Carneiro e Fiorella Solares, representando a Orquestrando a Vida, foram convidados para uma reunião com a cúpula do El Sistema que acontecerá antes do concerto que irão assistir ao lado de José de Abreu, o carismático fundador do célebre El Sistema, o lendário projeto que comemora, este ano, seus 38 anos de existência, formado por 350 orquestras infantis e juvenis da Venezuela, considerado um verdadeiro símbolo da humanidade, e reconhecido no mundo inteiro como o mais importante acontecimento na música do século XXI. Um dos motivos da reunião com os diretores da Orquestrando a Vida deverá ser o acerto dos detalhes da turnê da Orquestra Mariuccia Iacovino que foi convidada a passar 20 dias na Venezuela para conhecer de perto todo o El Sistema e participar do Festival Villa Lobos.


Gustavo Dudamel é o maestro principal da Orquestra Sinfônica de Gotemburgo,Suécia e diretor musical da Orquestra Filarmônica de Los Angeles, Estados Unidos. Em 2013, promete ainda parcerias com as Filarmônicas de Viena e de Berlim, com a Orchestra e Coro do Teatro alla Scala de Milão com a Orquestra da Academia de Santa Cecilia, de Roma. 
Será uma noite memorável. A Orquestra Sinfônica Simón Bolívar de Venezuela é conhecida pelos quatro cantos do mundo. Fundada por José Antonio Abreu e por um grupo de músicos inspirados pelos ideais de Simón Bolívar, mantém sua tradição de criar novos espaços para a excelência musical venezuelana, mesmo após passados trinta anos de sua criação.                                                                               
                                                                                                            Fotos: Anaceli Nuffer
Maestro venezuelano José Antonio Abreu - fundador do 'El Sistema'
.
Maestro Gustavo Dudamel regendo a Orquestra Mariuccia Iacovino quando foi convidada a assistir o concerto do maestro venezuelano no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 2011

Nenhum comentário: