segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Venezuela celebra o 36º Aniversário da FESNOJIV

O Sistema de Orquestras e Coros Juvenis e Infantis da Venezuela, fundado pelo Maestro José Antonio Abreu, comemora mais um ano com fé firmada na possibilidade de superação das crianças e jovens através da música. São 36 anos de sinônimos da palavra inclusão e de partituras cheias de esperaça; são 36 anos de um apostolado cujos frutos se multiplicam para semear o futuro.
2010 foi um ano de muito crescimento para o sistema, evidenciado pela multiplicação dos núcleos de ensino que existem em várias partes da Venezuela. Todos os núcleos espalhados pelos estados venezuelanos estão preparando concertos e atividades para celebrar os 36 anos em diferentes palcos, transformando cada comunidade em uma grande família unida através da música.
Os músicos que integram as orquestras: Sinfônica da Juventude Venezuelana, Sinfônica Juvenil Tereza Carreño, Orquestra Juvenil de Caracas, Ensamble de Metais, Orquestra Sinfônica Nacional Infantil, que ultimamente tem sido notícia dentro e fora do pais, se formaram dentro do sistema e agora dividem o ensinamento em todos os núcleos situados em todos os estados da Venezuela.
No momento existem 280 núcleos espalhados por toda a Venezuela e em cada um deles existem diferentes orquestras pré-infantis, infantis, jovems, além dos grupos corais. Cada estado tem uma orquestra estadual infantil, jovem e um coro, integrados por músicos selecionados dos diferentes núcleos existentes.
A partir de fevereiro, cidades, casas, igrejas, praças, organizações educativas e culturais, serão palco de uma grande festa musical que será comemorada em todo o pais, com diferentes ritmos, a festa do sistema de orquestras e coros infantis e juvenis da Venezuela.

Nenhum comentário: