sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Duas missões da Venezuela em Campos

O CENTRO CULTURA MUSICAL DE CAMPOS (CCMC) e a ONG ORQUESTRANDO A VIDA (ORAVI) receberão em outubro duas delegações de professores venezuelanos, que, honrando o convênio de auxílio mútuo firmado com o Sistema Nacional de Orquestas Juveniles e Infantiles de Venezuela (FESNOJIV), virão ao Brasil ministrar oficinas e cursos tanto para professores quanto para alunos de ambas as instituições. A primeira delegação, constituída de quatro membros, que se focarão na atuação das orquestras, chega no próximo dia 16. Um dia antes de sua partida, que acontecerá no dia 25, chega a segunda delegação. Formada por três professores, ela permanecerá em Campos até o dia 30, e trabalhará junto aos coros. Encerrando a participação internacional, acontecerão dois concertos.

GRANDES NOMES

Integrando a segunda delegação – que vem em nome não apenas da FESNOJIV, mas, também, do Conservatório Andino de Fomento (CAF) e da Escola Cantorium de Caracas –, estão a cantora lírica Morgot Pares, que é responsável pela preparação dos cantores da Escola de Canto de Caracas, e Lourdes Sanches, coordenadora nacional de coros da Venezuela e regente do Coro Metropolitano e do Coro Sinfônico Nacional da Venezuela. Elas trabalharão com cerca de 120 jovens, que foram os Coros Infantil e Juvenil. Lourdes regerá, ainda, o concerto de encerramento, que acontecerá dia 29, no auditório da Santa Casa de Misericórdia, às 19h30. Na ocasião, será mostrada ao público a prática de todo o conteúdo trabalhado nas oficinas teóricas e práticas.

Dirigida por Valdemar Rodriguez, coordenador da FESNOJIV, a primeira delegação ainda terá seus nomes revelados, mas será composta por um professor de violino e maestro, um professor de violoncelo, um professor de trompete e maestro, que trabalhará ainda os metais, e um professor de oboé, que tratará também das madeiras. Os quatro ministrarão cursos para os 180 jovens que compõem a Orquestra Infantil, a Orquestra Infanto-juvenil e a Orquestra Jovem Professora Mariuccia Iacovino. O concerto de encerramento acontece no dia 24, em local e hora ainda a serem definidos.

Ambas as delegações percorrem a América Latina, visitando núcleos que possuem laços com a FESNOJIV. No Brasil, entretanto, a única instituição a receber a missão, e a ostentar um acordo com o Sistema Venezuelano, é a ORAVI.

A ONG

Atendendo a 1.180 crianças, divididas em 23 corais, cinco orquestras sinfônicas e duas bandas sinfônicas, a ORAVI é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 2004, a partir de convênio com a FESNOJIV, firmado em 1996, quando Campos dos Goytacaz recebeu a primeira visita de uma delegação de professores e maestros venezuelanos que tinham, então, como missão divulgar no Brasil os moldes educacionais do Sistema de Orquestras Juvenis e Infantis. Fruto desse contato pioneiro, a Orquestra Jovem Mariuccia Iacovino, que integra hoje a Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos de Campos, foi criada em março de 1998.

Mantida pelo CCMC, através da ONG Orquestrando a Vida, a orquestra é uma iniciativa inédita não só no Estado do Rio de Janeiro, mas no Brasil e na América do Sul, sendo a primeira orquestra a fazer parte do projeto “Ação social pela música”, idealizado pelo maestro David Machado.

Dessa forma, esse esforço – que garante, hoje, a participação de representantes em cursos e eventos na Alemanha, Venezuela e Estados Unidos e a uma grande apresentação no “VIII Festival del Sol”, na Bolívia – ganhou a deferência de instituições de respeito como a Produtora Dell’Arte, à cuja frente se encontra Myrian Dauelsberg, a Eletrobras e a LLX, companhia de logística fundada pelo empresário Eike Batista.

Nenhum comentário: