quarta-feira, 4 de julho de 2012

ORQUESTRA SINFÔNICA MARIUCCIA IACOVINO APRESENTA 'DESPERTAR' COM WAGNER TISO E CONVIDADOS


      A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, da ONG Orquestrando a Vida, recebe dia 11 de julho no Centro de Convenções da UENF, em duas sessões (18h e 20:30h), o  espetáculo 'Despertar', com a presença de grandes  nomes da música clássica e contemporânea, como Wagner Tiso, Índia Indira Tiso, Jane Duboc, Lício Bruno, Adalgisa Rosa e Natércia Lopes. Os concertos têm como objetivo arrecadar fundos para que a ONG Orquestrando a Vida possa retomar as suas atividades que entraram em hiatus por tempo indeterminado por falta de apoio financeiro.
      Embora a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, através da Fundação Teatro Municipal Trianon, tenha assinado convênio no dia 5 de junho para formação da Orquestra  Infanto-Juvenil de Campos, esta orquestra tem retomado as atividades para conseguir estabilidade financeira para que as atividades gerais da ONG Orquestrando a Vida voltem à ativa por completo, pois a ONG consiste em seis orquestras formadas por cerca de 750 crianças, ainda sem previsão de volta.
      A movimentação dos funcionários e alunos em prol de apoio têm colocado de fato em ação lema bastante proferido pelos membros das orquestras: 'tocar e lutar'. E já possui resultados: além do convênio assinado pela Prefeitura de Campos, a ONG tem recebido apoio da Fundação Estadual do Norte Fluminense (Fenorte) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), além de Adriana Rattes (Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro) e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (através de Carla Camuratti). Diversos países também se solidarizam quanto ao apoio ao projeto, como Espanha, Venezuela e Estados Unidos.
      O concerto que acontecerá no dia 11 de julho, que tem como título 'Despertar' faz parte de uma série que começou no dia 16 de junho com 'Canto Alla Vita', com participação de Silvia Massari, Max Wilson e outros músicos ilustres que se engajaram em prol da luta para a continuação das atividades da ONG. Nesta segunda edição, que se realizará na próxima quarta-feira, os seis artistas convidados esperam repetir e aumentar o sucesso da primeira edição.
      Considerado um músico completo, pianista, tecladista, compositor, arranjador, maestro e diretor musical, Wagner Tiso é um dos músicos brasileiros mais respeitados no exterior, participando com freqüência dos melhores festivais de jazz da Europa como Montreux, Berlim,  Montmartre na Dinamarca e Nice. Suas apresentações fazem parte da agenda das principais salas de concertos na Grécia, Itália, França, Áustria e Alemanha. Ele ampliou  seus horizontes em diferentes direções: música popular, sinfonias, ópera, trilhas para cinema, teatro e televisão, jazz e balé.
      Jane Duboc, dona de uma bela voz, estudou nos Estados Unidos por muitos anos além de atuar como cantora, compositora e instrumentista. No Brasil, nos últimos anos,  Jane também participou de campanhas publicitárias, gravou comerciais de emissoras importantes, veiculadas em rede nacional. Em 2002 foi convidada pelo Maestro  Nelson Ayres para cantar em Israel junto a Edu Lobo com a Orquestra Sinfônica de Israel (Maestro Zubin Mehta), uma das cinco melhores Orquestras Sinfônicas do mundo. Jane também é dona da gravadora (JAM Music) na Barra da Tijuca – RJ, por onde passa grandes nomes da MPB e investe também em novos artistas.
     'Despertar', assim como 'Canto Alla Vita', é uma celebração à vida e o poder da música presente nela, despertando os mais diversos sentimentos e transmitindo energia e força, capaz de unir diferentes mundos, línguas e etnias. 'Despertar' é um convite à emoção e à descoberta do que temos de melhor dentro de nós mesmos em forma de notas musicais.

Nenhum comentário: