sexta-feira, 25 de maio de 2012

Um encontro de emoções

Lang Lang assistindo a Orquestra - Foto: Anaceli Nuffer
Foto: Anaceli Nuffer
 A noite desta quinta-feira (24) foi magica para os músicos da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino. A Orquestra teve a oportunidade de se apresentar em um concerto exclusivo para o pianista Lang Lang no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Lang Lang fala a Orquestra - Foto: Anaceli Nuffer
Um encontro emocionante para o grupo que voltou a ensaiar quatro dias antes do encontro com o pianista, devido a paralisação das atividades da ONG Orquestrando a Vida.
Logo depois da execução do quarto movimento da Sinfonia nº 4 de Tchaikovsky, Lang Lang perguntou aos músicos:
- Quanto tempo vocês estão tocando esta sinfonia sem partituras?
A Orquestra em conjunto responde:
- Quatro dias.
Lang Lang impressionado com a resposta dos músicos dispara:
- Vocês são gênios.

Foto: Anaceli Nuffer
Foto: Anaceli Nuffer

Logo em seguida Lang Lang recebeu uma homenagem dos músicos com uma série de músicas brasileiras. O pianista entrou no samba junto aos músicos da Orquestra e mantinha seu celular em mãos sempre gravando a atuação da Orquestra Mariuccia Iacovino.


Em êxtase Lang Lang aplaude por minutos a Orquestra, e diz:
- Vocês são os embaixadores da música brasileira.

Lang Lang e o maestro Jony William - Foto: Anaceli Nuffer

Falou também para os músicos a importância deles estarem juntos em momentos tão difíceis como que a Orquestrando a Vida esta passando e que ele tem certeza que esta realidade vai mudar em breve e que ele já faz parte desta campanha.

Foto: Anaceli Nuffer
Foto: Anaceli Nuffer
A noite, o pianista subiu ao palco de um Theatro Municipal completamente lotado, e logo após o bis ele relatou ao público presente a experiência emocionante com a Orquestra Mariuccia Iacovino e encerrou as suas palavras dizendo:
- Eu vivi momentos inesquecíveis esta tarde. Eu nunca vi uma Orquestra como esta. Ela é a melhor orquestra do Brasil. Vocês precisam se orgulhar de ter um grupo como este.

Os músicos da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino voltaram para Campos com orgulho do trabalho desenvolvido e com mais força para vencer as batalhas e continuar na luta para reabrir as portas deste que é um projeto que deveria ser orgulho de todo campista, mas é orgulho do mundo.

Orquestra Mariuccia Iacovino e Lang Lang - Foto: Anaceli Nuffer

Lang Lang não é somente um pianista internacional. Saudado pelo The New York Times como "o artista clássico mais quente do planeta", o astro de 29 anos esta na lista Time das 100 pessoas mais influentes do mundo. Em 2008 certa de quatro bilhões de pessoas viram a apresentação do pianista na abertura dos jogos olímpicos de Pequim. É considerado o símbolo da juventude tendo inspirado quarenta milhões de crianças chinesas a estudarem piano clássico. Para academia do disco ele é o Embaixador Cultural da China e pela UNICEF é o Embaixador da Boa Vontade. Lang Lang estampou numerosas campanhas globais e sua popularidade foi reconhecida pela Steinway ao criar cinco versões do "Lang Lang Steinway", que foi a primeira vez, em 150 de história que a marca mais famosa de pianos usou o nome de um artista para produzir pianos. Tocou para os mais importantes chefes de estado e com as melhores orquestras do mundo, sendo indicado a vários prêmios como Globo de Ouro, Grammy, entre outros. Atualmente é o membro mais jovem do Conselho Artístico do Carnegie Hall  e recebeu um doutorado Honoris Causa em Música do Príncipe Charles da Inglaterra no Royal College of Music.


Foto: Anaceli Nuffer
Foto: Anaceli Nuffer
Foto: Anaceli Nuffer
Foto: Anaceli Nuffer

Nenhum comentário: