terça-feira, 10 de abril de 2012

Mariuccia Iacovino se apresenta em concerto

Jornal Folha da Manhã 10/04/2012.
Foto: Anaceli Nuffer

Está agendado para acontecer hoje, a partir das 17h, no Centro de Convenções da UENF , um concerto com a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino. A drireção musical do concerto é assinada pelo maestro Roberto Zambrano, da Venezuela. A apresentação integra o 3º SIMUSIC, que vem acontecendo na sede da UENF. A entrada é franca.
Os ensaios que, durante a semana, foram realizanso na UENF e no Centro Cultura Musical de Campos reúnem músicos das Orquestras Infanto-Juvenil e Juvenil. Além do maestro Roberto, participaram do Seminário professores americanos.
Com a duração estimada em 30 dias, o Seminário visa preparar os jovens músicos das orquestras da organização não governamental Orquestrando a Vida para a profissionalização, a ponto de os músicos alcançarem a qualificação de grandes centros culturais.
Os professores que vem atuando no semiário são oriundos de orquestras como, por exemplo, a Baltimore Orchestra. Nas próximas semanas, o SIMUSIC se prepara para receber uma professora de violino da Inglaterra; professores de violino, viola e trompa do Brasil; e um professor de trompete da Espanha.
Roberto Zambrano, quem assina a apresentação que acontece mais tarde, atua no projeto internacional Sistema Nacional de Orquestras e Coros Juvenis e Intantis da Venezuela, cochecido popularmente como El Sistema. Este projeto é regido pela Fudanção Musical Simon Bolivar; e é uma obra social do Estado Venezuelano para a sistematização da instrução e prática coletiva da música. O Seminário Internacional de Música é uma realização do Centro Cultura Musical em parceria com a UENF, FENORTE e Orquestrando a Vida.


Nenhum comentário: