quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

3º SIMUSIC - Seminário Internacional de Música



A Orquestrando a Vida está se preparando para receber uma delegação de professores do "El Sistema". Parte do grupo de professores vem no projeto venezuelano de Caracas e outro grupo dos projetos do Estados Unidos da América.
O Projeto de Campos, entitulado como Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos do Brasil vem se destacando no meio musical por ser o primeiro núcleo do "El Sistema" no Brasil e sendo reconhecido como o melhor e maior núcleo do projeto fora da Venezuela.
A visita da primeira delegação venezuelana começou em 1996, em Campos, quando recebemos a primeira visita de uma delegação de professores e maestros venezuelanos que, naquela época, tinham a missão de divulgar no Brasil os moldes educacionais do Sistema de Orquestras Juvenis e Infantis, movimento muito abordado através da atual mídia, principalmente pelo fato de um de seus grandes expoentes estar se destacando sobremaneira no cenário musical, Gustavo Dudamel.
De acordo com Roberto Zambrano, maestro do "El Sistema", a função do seminário é “fortalecer toda a estrutura da instituição”.

– Pretendemos, por exemplo, capacitar os monitores, uma vez que criar multiplicadores é fundamental. Queremos alcançar, também, os professores, a fim de desenvolver as cordas, a percussão, os metais e as madeira, dando-os ferramentas mais sólidas e uma base cada vez mais firme a partir da qual trabalhar – diz Zambrano.
O Seminário Internacional de Música acontecerá no período de 30 de março a 08 de Abril, a realizar-se no Centro Cultura Musical de Campos.

Nenhum comentário: