sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Vitoriosos...

Buscando qualificar a atuação da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino em sua primeira turnê pelo hemisfério norte, VITORIOSOS e TRIUNFANTES são os adjetivos mais expressivos que podemos encontrar.  Assumindo com propriedade o lema do  "El Sistema" como um "grito de gerra" para superar todos os obstáculos encontrados no caminho, o agrupamento vem assumindo diariamente em suas atitudes os verdadeiros significados da coletividade e do companheirismo.
Depois de dez dias em Nova York e cumprindo uma agenda de concertos nos estados de Nova York, Connecticut e New Jersey, os músicos recém chegados há uma semana, ainda contam e contabilizam as experiências vivenciadas nesta oportunidade que, certamente, se tornará um marco na trajetória do grupo.

"O mais importante em tudo não está relacionado apenas ao período em que estivemos viajando, mas o período exaustivo de preparação, onde estivemos ensaiando e estudando coletivo e individualmente por aprimorar nossos conhecimentos e desenvolver nossa sonoridade, certamente todos crescemos em nossas limitações e hoje não somos mais os mesmos, essa turnê já está deixando marcas positivas em nossas vidas..." afirma a violinista e maestrina Fernanda Morais que esteve diretamente envolvida na preparação do grupo, atuando como spalla do grupo.

"Sabíamos que seria uma oportunidade ímpar em nossas vidas, mas a impressão que todos temos é que foi muito mais do que imaginávamos, todos os concertos e todos os locais por onde passamos foram especiais, mas não podemos deixar de comentar o fato de encerrar a turnê com o concerto do Carnegie Hall, que acústica! Que sala! Que emoção ter regido nesse local!"... Diz o diretor artístico do grupo, maestro Luis Mauricio Carneiro.


"A emoção tomou conta do meu coração, estive me lembrando a cada instante os obstáculos que vencemos para estarmos aqui, mas não posso deixar de comentar que ver um dos nossos grupos tocando numa sala de concertos tão conceituada como o Carnegie Hall, foi realmente acima de todas as expectativas e não pude segurar as lágrimas, confesso que chorei..." relata o diretor geral do projeto e maestro, Jony William Villela Vianna.


A Orquestra continua se apresentando durante o mês de Dezembro, tanto em Campos dos Goytacazes como no Rio de Janeiro.
Àqueles que desejarem ver um pouco mais da viagem, a Rede Globo apresentará dois programas com "making off" e apresentações do período de preparação e viagem.  Os programas serão apresentados nos dias 17 e 24 de Dezembro(Especial de Natal), às 7h no programa Ação, apresentado pelo Serginho Groisman.


Nenhum comentário: