quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ORAVI é convidada para concerto de Itzhak Perlman

Repetindo o feito com a vinda do violoncelista Yo-Yo Ma ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em junho último, a Dell’Arte Soluções Culturais convidou a ONG ORQUESTRANDO A VIDA (ORAVI), do CENTRO CULTURA MUSICAL DE CAMPOS (CCMC) a assistir de perto uma das maiores lendas vivas da música erudita, o maestro e violinista israelense Itzhak Perlman, que, mais conhecido do público por ter executado como solista as canções do filme "A lista de Schindler", se apresenta no próximo dia 15, às 20h, também no Municipal, encerrando a "Série O Globo/Dell’Arte Concertos Internacionais".

O concerto terá participação especial do pianista Rohan de Silva, do Sri Lanka. O repertório inclui "Sonata para violino e piano em Si bemol maior, K454", de Wolfgang Amadeus Mozart, e "Sonata para violino e piano em Mi bemol maior, op. 18", de Richard Strauss.

ITZHAK PERLMAN

Um verdadeiro expoente do universo erudito, Perlman é não só exemplo de talento, mas de superação, visto que venceu a poliomielite para se tornar uma figura conhecida no mundo todo, segundo O Globo, "por sua simpatia e humanidade (...), por sua notável arte, como por seu evidente prazer no ato de fazer música". Nascido em Tel Aviv, em 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, Perlman transferiu-se para Nova York, após concluir seu primeiros estudos na Academia de Música de Tel Aviv. Com apenas 13 anos, viu sua carreira internacional tomar proporções impensadas após participar do "Ed Sullivan Show", onde interpretou o concerto de Mendelssohn. Depois, estudou com Ivan Galamian e Dorothy DeLay, na Julliard School e ganhou o aclamado Concurso Leventritt, em 1964. A partir de então, sua fama cresceu e Perlman passou a figurar como convidado nas apresentações das mais prestigiosas orquestras do mundo.

No currículo, além de performances icônicas, como sua interpretação do concerto para violino, de Ludwig Van Beethoven, estão participações em eventos de grande importância, como a posse do atual presidente estadunidense, Barack Hussein Obama, e o jantar oferecido por seu antecessor, George Walker Bush, à Rainha da Inglaterra e ao Duque de Edinburgo.

Nenhum comentário: