segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ORAVI realiza "16º Concurso jovens instrumentistas"

Acontece hoje e amanhã, no CENTRO CULTURA MUSICAL DE CAMPOS (CCMC), a 16ª edição do “Concurso jovens instrumentistas”, tradicionalmente realizado pela instituição em novembro, Mês da Música. O evento, que tem 34 grupos inscritos, é voltado principalmente para os alunos do CCMC e da ONG ORQUESTRANDO A VIDA (ORAVI), mas, também está aberto à comunidade, que pode participar, embora deva estar acompanhado de pelo menos um músico relacionado à Academia de Orquestras e Coros de Campos.

Hoje, primeiro dia do evento, se apresentam os inscritos na categoria “Solo”, que se subdivide em "Até 5 anos", “6 a 7 anos", "8 e 9 anos", "10 e 11", "12 e 13", "14 a 16", "17 e 18" e "19 em diante". Amanhã, se apresentam os participantes das categorias “Livre” e “Música de Câmara”.

— Na categoria livre, podem participar professores e músicos que não são alunos da escola. O pessoal da área popular, por exemplo, geralmente banda. Mas, deve haver pelo menos um aluno ou professor da escola participando de cada grupo — explica Charles William, professor de violoncelo, lembrando, ainda, de um prêmio especial. — Essas pessoas, todas, concorrem ao troféu de destaque, que pode dado a qualquer participante de qualquer categoria, podendo ser agraciada uma pessoa de um grupo ou solo por sua técnica.

O julgamento das performances caberá a três jurados: Hermes Cunha, ex-diretor da banda Operários Campistas; Rogério Maravilha, pianista e musicoterapeuta; e Sônia Valéria, professora de regência e maestrina de corais. Os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria receberão troféus e certificados.

As peças que serão foram escolhidas e trabalhadas vêm sendo preparadas pelos professores, junto aos alunos, desde o início do ano.

Nenhum comentário: