quinta-feira, 31 de outubro de 2013

GRANDIOSO CONCERTO

Por Anaceli Nuffer

B R A V Í S S I M O !!! 

  Concerto maravilhoso, no Teatro Municipal Trianon na noite de ontem, sob a regência do maestro Luis Maurício Carneiro, a Orquestra Municipal de Campos  ganhou o brilho do baixo-barítono Lício Bruno, que encanta o público com sua simpatia e carisma.
Jony William e Lício Bruno
Explicando ao público cada peça, Lício Bruno fazia com que as músicas ficassem com um entendimento mais fácil, até mesmo para incentivar as crianças das outras orquestras a ouvir e entender peças de óperas.

  "Profundamente emocionado em estar conhecendo a nova sede da Orquestrando a Vida, percebendo e captando a alegria e o entusiasmo de toda a equipe de funcionários, voluntários e corpo diretor desta instituição que vem há quase duas décadas transformando a realidade de jovens oriundos de comunidades e núcleos sociais com pouca ou nenhuma perspectiva em relação à uma educação formadora e modeladora do caráter e da cidadania.
  Como músico e professor, o impacto deste projeto pode ser imediatamente percebido. A música, linguagem universal e multifacetada penetra de forma natural em cada ser humano e transforma de forma singela a alma e a psique do homem., em especial do jovem, mais aberto ao novo, ao belo, ao prazer estético que esta manifestação artística traz em seu bojo. 
  Assim fica mais fácil trazer ao jovem uma nova perspectiva de relação consigo mesmo, com sua família de origem e com sua auto estima e capacidade criativa e de comunicação com o mundo. O ser social vai sendo construído de dentro para fora, ganhando força, vigor, inteligência, sensibilidade e voz.
  Como cantor, elejo a VOZ como o elemento catalizador dessas emoções e do caráter desses jovens. A voz deles é o som, a orquestra a linguagem desta música que recriam, moldam, adaptam, curvam, dominam! E a voz é a sua expressão mais forte, vigorosa e bela. Violinos, violas, cellos, trombones, sopros diversos, clarinetas e oboés, tímpanos e xilophones, caixas e arcos compõe o arsenal, as armas de uma sociedade nova que irá prevalecer nas batalhas do novo mundo, pois que estão assentados em fundações sólidas, ligadas, à história de nossa civilização e cheias de conteúdo filosófico e humano.
  Dar VOZ e PERSPECTIVA ao homem do futuro!
  É disso que se trata aqui nesta casa!
  Que Deus possa continuar irradiando esta alegria e este sentimento de fraternidade em cada um de nós."
'Freude, shöner götterfunken!
Alle menschen werden brüder
Wo dein snafter flügel weilt!'
Beethoven/Schiller
Lício Bruno

  Lício Bruno termina seu depoimento com alguns trechos do 'Hino à Alegria' (em alemão Ode an die Freude), é o nome do quarto movimento da 9ª sinfonia de Beethoven, conhecida também como Hino Europeu ou Hino da União Europeia.
 Beethoven compôs este texto em 1823, inspirado no poema "Ode à Alegria", de Schiller, escrito em 1785. Neste poema Schiller expressa uma visão idealista da raça humana como irmandade, uma visão que tanto este como Beethoven partilhavam. Muito bem colocado para resumir a alegria da Orquestrando a Vida em construir seres humanos dignos e reconstruir vidas.

Obrigada, Lício Bruno por nos proporcionar, mais uma vez, o privilégio de tê-lo conosco e ouvi-lo.

Fotos: Anaceli Nuffer

Solo, difícil e muito elogiado por Lício Bruno, de Raphael Elias no trompete, interpretando 'The trumpet shal sound' - Handel. Parabéns!!!








De presente para o público 'O Barbeiro de Sevilha'. Magnífico!!!

 
BRAVÍSSIMO!!!

Visita de Lício Bruno à sede da Orquestrando a Vida




Nenhum comentário: