quinta-feira, 31 de outubro de 2013

GRANDIOSO CONCERTO

Por Anaceli Nuffer

B R A V Í S S I M O !!! 

  Concerto maravilhoso, no Teatro Municipal Trianon na noite de ontem, sob a regência do maestro Luis Maurício Carneiro, a Orquestra Municipal de Campos  ganhou o brilho do baixo-barítono Lício Bruno, que encanta o público com sua simpatia e carisma.
Jony William e Lício Bruno
Explicando ao público cada peça, Lício Bruno fazia com que as músicas ficassem com um entendimento mais fácil, até mesmo para incentivar as crianças das outras orquestras a ouvir e entender peças de óperas.

  "Profundamente emocionado em estar conhecendo a nova sede da Orquestrando a Vida, percebendo e captando a alegria e o entusiasmo de toda a equipe de funcionários, voluntários e corpo diretor desta instituição que vem há quase duas décadas transformando a realidade de jovens oriundos de comunidades e núcleos sociais com pouca ou nenhuma perspectiva em relação à uma educação formadora e modeladora do caráter e da cidadania.
  Como músico e professor, o impacto deste projeto pode ser imediatamente percebido. A música, linguagem universal e multifacetada penetra de forma natural em cada ser humano e transforma de forma singela a alma e a psique do homem., em especial do jovem, mais aberto ao novo, ao belo, ao prazer estético que esta manifestação artística traz em seu bojo. 
  Assim fica mais fácil trazer ao jovem uma nova perspectiva de relação consigo mesmo, com sua família de origem e com sua auto estima e capacidade criativa e de comunicação com o mundo. O ser social vai sendo construído de dentro para fora, ganhando força, vigor, inteligência, sensibilidade e voz.
  Como cantor, elejo a VOZ como o elemento catalizador dessas emoções e do caráter desses jovens. A voz deles é o som, a orquestra a linguagem desta música que recriam, moldam, adaptam, curvam, dominam! E a voz é a sua expressão mais forte, vigorosa e bela. Violinos, violas, cellos, trombones, sopros diversos, clarinetas e oboés, tímpanos e xilophones, caixas e arcos compõe o arsenal, as armas de uma sociedade nova que irá prevalecer nas batalhas do novo mundo, pois que estão assentados em fundações sólidas, ligadas, à história de nossa civilização e cheias de conteúdo filosófico e humano.
  Dar VOZ e PERSPECTIVA ao homem do futuro!
  É disso que se trata aqui nesta casa!
  Que Deus possa continuar irradiando esta alegria e este sentimento de fraternidade em cada um de nós."
'Freude, shöner götterfunken!
Alle menschen werden brüder
Wo dein snafter flügel weilt!'
Beethoven/Schiller
Lício Bruno

  Lício Bruno termina seu depoimento com alguns trechos do 'Hino à Alegria' (em alemão Ode an die Freude), é o nome do quarto movimento da 9ª sinfonia de Beethoven, conhecida também como Hino Europeu ou Hino da União Europeia.
 Beethoven compôs este texto em 1823, inspirado no poema "Ode à Alegria", de Schiller, escrito em 1785. Neste poema Schiller expressa uma visão idealista da raça humana como irmandade, uma visão que tanto este como Beethoven partilhavam. Muito bem colocado para resumir a alegria da Orquestrando a Vida em construir seres humanos dignos e reconstruir vidas.

Obrigada, Lício Bruno por nos proporcionar, mais uma vez, o privilégio de tê-lo conosco e ouvi-lo.

Fotos: Anaceli Nuffer

Solo, difícil e muito elogiado por Lício Bruno, de Raphael Elias no trompete, interpretando 'The trumpet shal sound' - Handel. Parabéns!!!








De presente para o público 'O Barbeiro de Sevilha'. Magnífico!!!

 
BRAVÍSSIMO!!!

Visita de Lício Bruno à sede da Orquestrando a Vida




quarta-feira, 30 de outubro de 2013

ORQUESTRA MUNICIPAL DE CAMPOS COM LÍCIO BRUNO

  Por Anaceli Nuffer
 É  H O J E !!!  
UM ENCONTRO MUITO ESPECIAL!

 Hoje, às 20h,  no Teatro Municipal Trianon, grande concerto com o baixo-barítono Lício Bruno, dono de uma simpatia ímpar e uma voz belíssima, Lício Bruno, grande nome da música erudita, também se apaixonou pelo projeto da Orquestrando a Vida, já que também  faz um trabalho excepcional, levando música aos presídios de Vitória, no Espírito Santo.
 A variedade e a amplidão da carreira do baixo-barítono Licio Bruno é única entre os cantores brasileiros da atualidade. Versátil na ópera, na música de câmara e sinfônica, sua atuação no cenário musical, não só brasileiro como estrangeiro, é estendida por sua participação no teatro falado e no musical. E, como se isto já não fosse pouco, há sua atuação como professor, produtor e agente empresarial.
Com Aperfeiçoamento na Academia Franz Liszt, de Budapeste, tornou-se Membro na Ópera Estatal Húngara, de onde partiu para Itália, Espanha, Alemanha, Suíça e Colômbia. No Brasil, todos os grandes teatros e salas de concerto são sua casa.
Depois de sua estréia no Municipal do Rio, em 1988, em O Barbeiro de Sevilha seguiram-se 50 personagens de 38 óperas diferentes, que vão desde o Orfeu de Monteverdi até o monólogo A Waterbird Talk de Dominick Argento, passando pelos italianos Pergolesi, Rossini, Donizetti, Verdi (destaque para o Falstaff), Ponchielli, Mascagni, Leoncavallo e Puccini, os franceses Gounod, Bizet, Offenbach e Debussy, o inglês Britten e os brasileiros Carlos Gomes e Villa-Lobos. Dentre os alemães, Beethoven, J. Strauss, culminando com Wagner, pois Licio é, até hoje na história da ópera brasileira, o único cantor a ter enfrentado os formidáveis papéis de Wotan e Wanderer na Tetralogia.
Nos espetáculos operísticos, trabalhou com grandes diretores teatrais brasileiros, como Amir Haddad, Possi Netto, Jorge Takla, Gianni Rato e Sérgio Britto, e estrangeiros, como Werner Herzog, Hugo de Anna, Aidan Lang, além de italianos, belgas e húngaros.
No repertório sinfônico, cantou sob a batuta de ilustres regentes brasileiros e  estrangeiros desde a “Paixão Segundo São João” até o Te Deum de Kodaly e o War Requiem de Britten, incluindo  Haydn e Händel, Beethoven e diversos ciclos como o Winterreise de Schubert.
Licio Bruno ostenta onze prêmios de canto nacionais e estrangeiros, entre eles o Prêmio Carlos Gomes 2004 como Melhor Cantor Erudito.


"O projeto, oriundo do "El sistema" venezuelano, desenvolvido em Campos pela ONG Orquestrando a Vida e liderado por Jony William Viana, é um marco de relevância para o entendimento de que a música erudita pode cumprir e cumpre papel singular no processo de reintegração da cidadania para jovens e crianças que teriam pouco ou nenhum acesso à cultura e a uma formação, antes apenas ao alcance de uma elite em nosso país.


Estamos vendo jovens oriundos de diferentes comunidades do norte fluminense  que se tornaram músicos ao longo de alguns anos de prática. Muitos deles já se tornam profissionais e dão início a uma nova etapa de suas vidas, que através da Arte ganha força e graça, modificando os paradigmas sociais e culturais de um povo cheio de alegria, talento e vida.


O grande clown, ator e cineasta Charles Chaplin disse uma vez esta frase que muito bem expressa a visão do mundo que desejamos ver em voga em nosso mundo:


'O valor de um homem não se dá pelas roupas ou bens que possui

e sim pelo carácter e beleza dos seus ideais.'"
Lício Bruno

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

DOAÇÃO

Por Anaceli Nuffer

CERAMISTAS - DOAÇÃO DE 10.000 TIJOLOS

  Hoje em reunião, no Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção de Campos, mais conhecido como Sindicato dos Ceramistas, foi feito pelo diretor presidente da Orquestrando a Vida, Jony William, o pedido oficial ao presidente do Sindicato, Sr. Amaro da Conceição de Souza, mediante um ofício, de uma doação de 10.000 tijolos para a finalização de mais salas de aulas e para os banheiros adaptados para deficientes cadeirantes, para que possamos melhor atendê-los.
Esse pedido contou também com o total apoio do Rotary Club de Campos São Salvador, cujo o presidente, Matheus Azevedo Alves foi  muito bem representado por Leila Ribeiro Gomes, que em suas breves, mas objetivas palavras, pediu o apoio dos ceramistas para esse projeto que tira crianças e adolescentes da rua e transformam suas vidas através da música, a Orquestrando a Vida.

Fotos: Anaceli Nuffer




sexta-feira, 18 de outubro de 2013

FLAUTAS PARA ALEGRAR ANIVERSÁRIO DO BISPO

Por Anaceli Nuffer

 PARABÉNS DOM FERNANDO RIFAN!!!

Fotos: Anaceli Nuffer
  Uma chuvinha leve para refrescar uma noite muito agradável, assim foi comemorado ontem, o aniversário do Bispo Dom Fernando Arêas Rifan, que até mesmo no seu dia, a solidariedade prevaleceu. Num gostoso jantar, seguido de bolo e doces deliciosos em prol da construção do 'Centro Catequético Social Madre Teresa de Calcutá' na Comunidade da Baleeira, com a presença da comunidade católica e muitas crianças da Baleeira, a noite,  após a missa, se iniciou com o coral de padres e uma apresentação de um grupo de flautas da Orquestrando a Vida, que apresentou peças da música popular brasileira, agradando à todos presentes.

Dom Roberto Ferreira Paz, Dom Fernando Rifan e Dom Roberto Guimarães








Pe. Rafael e Dom Fernando



quarta-feira, 16 de outubro de 2013

ROTARY CLUB DE CAMPOS SÃO SALVADOR CONFERE TÍTULO DE ASSOCIADO HONORÁRIO À JONY WILLIAM

Por Anaceli Nuffer

RECONHECIMENTO

  Na noite de ontem  (15), o diretor presidente da Orquestrando a Vida, Jony William, na companhia de seus pais, D. Jomar e Pastor Geni, teve a honra de receber das mãos do presidente, Matheus Azevedo Alves,  o título de Associado Honorário do Rotary Clube de Campos são Salvador, uma indicação do companheiro Pedro Franco dos Santos Filho.
  Associados honorários são aqueles que se destacaram no apoio aos ideais do Rotary. Eles são considerados amigos da organização e eleitos pelo clube. O título de associado honorário deverá ser conferido somente em casos excepcionais.
  Associados honorários são isentos do pagamento da joia de admissão e das cotas, não tem direito a voto e não podem deter nenhum cargo administrativo ou classificação no clube, entretanto, tem o direito de comparecer a todas as reuniões do clube e usufruir das demais prerrogativas inerentes a tal associação.
Associados honorários não tem qualquer beneficio ou direito em outros clubes, exceto o de de visita-los sem necessidade de convite da parte de rotarianos.
É permitido deter o título de associado honorário em mais de um clube, no entanto, nenhum rotariano poderá ser associado representativo e honorário no mesmo clube. Entretanto, é possível ser associado representativo em um clube e honorário em outro.
O procedimento para concessão do título de associado honorário encontra-se na seção 6 do artigo 7 dos Estatutos Prescritos para o Rotary Club.

 Fotos: Anaceli Nuffer
Jony com seus pais: Pastor Geni e D. Jomar

 Jony, imensamente agradecido e orgulhoso pelo reconhecimento do seu trabalho e projeto de vida, mudar a vida de milhares de crianças e jovens através da música, oportunizar um futuro digno para todos

 Jony William com o presidente do Rotary São Salvador, Matheus Azevedo Alves
 Jony com o amigo Leandro
 Jony com o amigo José Cláudio

Paulo Coreti Brito Alves, Leila Ribeiro Gomes de Azevedo Alves, Jony William e Matheus Azevedo Alves

CONCERTO DE ENCERRAMENTO SEMINÁRIO BRASIL / VENEZUELA

Por Anaceli Nuffer

Cúpula da igreja
A última segunda-feira (14), foi uma noite muito especial, acústica perfeita, recepção inigualável, repertório belíssimo, orquestra afinadíssima, sob a rígida regência do maestro venezuelano Roberto Zambrano, os jovens músicos da Sinfônica Juvenil Brasileira, foram um show à parte no encerramento do Seminário Brasil/Venezuela que durou 10 dias, executando peças difíceis como a Sinfonia Inacabada de Franz Schubert, os meninos brilharam deixando todos boquiabertos e o público sem acreditar que a orquestra era mesmo de Campos dos Goytacazes.

 Fotos : Anaceli Nuffer

 Tamires Ramos com D. Maria e o Pe. Rafael, recepção e simpatia irretocáveis

Dom Roberto Gimarães, Jony William, Fiorella Solares e Pe.Rafael

 Bispo Dom Fernando Arêas Rifan




 Maestro Roberto Zambrano

















 Maestro Luis Maurício Carneiro no fagote



 Maestro Roberto Zambrano muito feliz com o resultado de mais um Seminário e com o belíssimo Concerto de Encerramento. Missão cumprida!




  Jony William agradecendo toda a receptividade e carinho. Devido o sucesso e ao convite, promete que o Grande Concerto de Natal será realizado nessa Paróquia.
 
 Fiorella Solares recebendo a faixa com a medalha da Orquestrando a Vida, para os amigos muito especiais


 

 Fiorella Solares emocionada em seu breve discurso diz: "a Sinfônica Juvenil Brasileira está pronta para se apresentar nos maiores teatros do mundo!"


 Maestro Roberto Zambrano recebendo os presentes e agradecimentos pelo Seminário maravilhoso e pelo bravíssimo concerto

Jony William, Fiorella Solares e Tamires Ramos