quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Seminário Brasil X Panamá

 Começa nesta quinta (08) o Seminário Internacio​nal com a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino da Orquestran​do a Vida com o Maestro Panamenho Samuel Robles, Samuel ja foi maestro e selecionad​or de músicos para a YOA  (Orquestra das Américas.) O seminário tem início no dia 8 e o seu encerramen​to acontecerá no dia 20  de Novembro com um grande concerto da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino sendo regida pelo maestro Samuel Robles na Igreja de São Francisco às 20h com entrada franca.  No repertório teremos a Sinfonia n°9 de Dvorak (The New Word), Sinfonía India (Carlos Chaves) e Ruslan and Ludmila (Alexandre Pushkin)
  Mais uma vez a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino será privilegiada com ensinamentos de um grande nome da música clássica. Como consequência a orquestra mostra um brilho especial em cada palco que sobe pelo Brasil e exterior, sempre se inovando e se superando a cada apresentação.
  O Maestro e Compositor Panamenho já teve suas composições tocadas este ano na África do Sul, Costa Rica, Madri, e esteve também preparando orquestras no Estados Unidos, Chile e Venezuela.
  A Orquestrando a Vida colocou Campos no mapa mundi da Música Clássica, por isso grandes nomes passam por aqui e são recebidos, como de costume, em grande estilo.



Samuel Robles é um dos mais ativos maestros e compositores do Panamá. Ele recentemente foi nomeado como diretor musical da Sinfônica da Universidade do Panamá, após um mandato de 7 anos na mesma função na Orquesta Sinfónica Juvenil Istmeña.

Robles fez comentários condução appereances com a Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquesta Nacional José Artigas del Uruguay, Orquestra Sinfônica Dois de Julho (Neojibá-Brasil), Orquestra jovem das Américas-Camerata, New England Conservatory Youth Philharmonic, a Orquestra de jovens da América Central (JOCCA), orquestras e conjuntos em Cincinnati, Kentucky, Costa Rica, Colômbia, Chicago e várias cidades dentro de Panamá. Em 1999, realizou uma homenagem ao compositor mexicano Silvestre Revueltas por ocasião de seu centenário da Universidade de Cincinnati. Este evento recebeu o apoio da nova edição crítica de Revueltas (UNAM-México) e U. de Cincinnati College-Conservatório de música. Depois de trabalhar com Benjamin Zander durante turnê do NEC-YPO ao Panamá, Zander chamado Robles maestro "maravilhosamente envolvente".

Também é um compositor bem executado, obras de Robles têm sido tocadas no Teatro Del Chacao, Tanglewood Center, o Centro Cultural de Chicago, o Teatro Nacional da Guatemala, o teatro SODRE no Uruguai e um número de venues internacionais. Recebeu encomendas da Sinfônica Nacional do Panamá, o Joven Orquesta y Coro de Centroamérica (JOCCA) e inúmeros solistas como Ana Catalina Ramírez, Eddy Marcano, Elani Mejía e Stuart Gerber. Suas obras foram executadas pela Orquesta Sinfónica de Venezuela, quarteto de cordas de Pacifica, Jon Bisesi, Sinfônica Nacional do Panamá, Michael Macaferri e pianista Marianela Arocha, entre outros. Ele representou o Panamá em festivais internacionais, como o fórum de compositores do Caribe (Panamá, 2004) e o Festival de música latino-americana (Caracas, 2012).

Uma grande parte do tempo do Mr. Robles tem sido dedicada ao ensino, o que ele tem feito em todos os níveis. Seus créditos incluem uma posição da faculdade em Florida State University (Panamá), Assistente de ensino na Universidade de Chicago, faculdade no acampamento de música na associação nacional de concerto, diretor de música na Academia de Balboa e Professor de música na escola internacional de Panamá. Ele foi também um médico para o corpo docente do Instituto Nacional de música, onde ele ofereceu recentemente um seminário para maestros emergentes.

Sr. Robles foi aluno de Mark Babbitt e tomou lições com Mark Gibson, Rodney Winther, Timothy Foley e Timothy Weiss, entre outros. Ele tem frequentado várias master classes e em 2007 foi seleccionado para participar no prestigiado London Master Classes, liderada por Benjamin Zander.

Robles é atualmente gerente de projeto para YOA-Orquestra das Américas, diretor musical da Sinfônica da Universidade do Panamá e Opera Antiqua e um condutor de free-lance activo e compositor. É um receptor de Fulbright Scholarship, possui pós-graduação em composição (Universidade de Cincinnati-CCM) e Musicologia (U. de Chicago) e recebeu seu doutorado em composição pela Universidade do noroeste/África do Sul, onde estudou com Dr. Hannes Taljaard. Samuel também é um escritor de contos e poeta premiada.

Nenhum comentário: