sexta-feira, 15 de abril de 2011

Encontro de maestros de bandas de musica da região norte e noroeste do estado do Rio.

A ONG Orquestrando a Vida realiza neste domingo dia 17de abril ás 15hs na Lira Guarany o 1º encontro de maestros de bandas de musica do norte e noroeste fluminense. Para abertura desta reunião a banda Sinfonica Hermes Cunha se apresentará para os maestros em um concerto aberto ao publico. O encontro terá como objetivo promover a integração e o aperfeiçoamento técnico musical das bandas do interior do norte e noroeste fluminense, dando aos maestros e musicos cursos para o desenvolvimento de suas bandas. A inclusão social, a troca de experiencias, conhecimento do trabalho das bandas de nossa região, o acesso a novas partituras e mostrar a importantancia e o respeito as bandas serão assuntos tratados neste encontro. As bandas de musica precisam ser resgatar sua auto estima e voltar a mostrar os talentos existentes dos seus musicos, disse o maestro Eduardo Lourenço. Será feito um cadastro de todas as bandas que se ingressarem a este movimento UNIBAND-RJ (Uniaõ das bandas de musica e sinfonicas do interior do estado do Rio de Janeiro-Noroeste Fluminense). A sede deste projeto será nas dependencias do Centro Cultura Musical. A UNIBAND se propõe a ajudar as bandas através de cursos de capacitação e encontros:

. CURSOS

Serão ministrados cursos de aperfeiçoamento com professores de nossa região, nacionais e internacionais para maestros e músicos cadastrados nas suas devidas bandas, esses cursos terão duração pré-determinado pelo diretor e coordenador da UNIBAND – RJ.

Esses cursos serão divididos em:

• Maestro – capacitação e renovação musical;
• Madeiras – cursos ministrados por professores de clarinetas, flautas, oboés, saxofones, etc;
• Metais e Percussão – professores de trompete, trombones, trompas, bombardinos, tubas e percussão em geral;
• Curso de manutenção em instrumentos de sopros – de primordial importância nas bandas, pois percebemos a necessidade de consertar e manter nossos instrumentos.

4. APRESENTAÇOES E ENCONTROS

As apresentações serão de grande importância para o desenvolvimento desse projeto, e serão feitas nas cidades nas quais residem as bandas. Serão feitos grandes concertos reunindo todas as bandas cadastradas formando assim um grande grupo para ser regido por um maestro escolhido dentre as bandas e por um maestro convidado (professor do curso). As apresentações acontecerão sempre em praça pública para o conhecimento de todos e fácil aglomeração do público. Os locais dos cursos, professores e apresentações serão determinado pelo diretor e coordenador da UNIBAND – RJ.

Nenhum comentário: