sexta-feira, 29 de abril de 2011

Grande Concerto Sinfônico

Depois da Abertura da Temporada 2011, com o concerto da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, no último dia 09 de Abril, a Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos do Brasil prossegue com suas atividades, promovendo o Grande Concerto das Orquestras no próximo sábado.
Este é o primeiro encontro de todos os agrupamentos sinfônicos pertencentes ao projeto e o evento acontece em clima de confraternização, onde todos os integrantes têm a chance de conhecer o trabalho realizado por seus companheiros nas diversas apresentações.
Ao final, para fechar em grande estilo e confirmar os ideais de coletividade e companheirismo, todos se reunirão para a execução da última música do programa, formando uma orquestra de grandes dimensões.
O evento tem a direção geral do maestro Jony William Vianna, artística do maestro Luis Mauricio Carneiro e terá a participação dos maestros e maestrinas: Eduardo Lourenço, Marcos Rangel, Fernanda Morais e Isabela Biancardine na condução do programa.

Local: Ginásio do Colégio Laura de Vicunha
Horário: 15h

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Maestro Jony William retorna a Caracas representando o Brasil.


Mais uma vez, o maestro Jony William retorna a Caracas com o objetivo de cumprir uma extensa agenda de reuniões, e discussões acerca das atividades desenvolvidas pela CAF no Brasil. O evento tem como principal objetivo, discutir e avaliar a atuação do banco em diversos países onde trabalha na divulgação e desenvolvimento de projetos relacionadas a Ação Social pela Música.
Nomeando o modelo sócio-educacional venezuelano como exemplo a ser seguido, "O Sistema" tem sido amplamente divulgado através do intercâmbio de conhecimentos, principalmente no que diz respeito ao treinamente de profissionais nas técnicas e particularidades da metodologia.
Em seu discurso, que se deu na tarde de hoje (27/04/2011), o representante brasileiro cita o impacto social do sistema no Brasil, os principais avanços e a importância de manter a continuidade das missões venezuelanas no país.
Através dos depoimentos e avaliações realizadas no 2º Encontro de Líderes do Programa de Ação Social pela Música - CAF, a instituição visa desenvolver seus planos de atuação nos países envolvidos para o período 2011-2012.
A Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos dos Brasil, através da ONG Orquestrando a Vida, além de ser o projeto pioneiro na aplicação da metodologia venezuelana do "El Sistema" no Brasil, tem sido constantemente privilegiada com a realização de seminários e cursos de treinamento com os professores venezuelanos nos núcleos de orquestras e corais.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Encontro de maestros de bandas de musica da região norte e noroeste do estado do Rio.

A ONG Orquestrando a Vida realiza neste domingo dia 17de abril ás 15hs na Lira Guarany o 1º encontro de maestros de bandas de musica do norte e noroeste fluminense. Para abertura desta reunião a banda Sinfonica Hermes Cunha se apresentará para os maestros em um concerto aberto ao publico. O encontro terá como objetivo promover a integração e o aperfeiçoamento técnico musical das bandas do interior do norte e noroeste fluminense, dando aos maestros e musicos cursos para o desenvolvimento de suas bandas. A inclusão social, a troca de experiencias, conhecimento do trabalho das bandas de nossa região, o acesso a novas partituras e mostrar a importantancia e o respeito as bandas serão assuntos tratados neste encontro. As bandas de musica precisam ser resgatar sua auto estima e voltar a mostrar os talentos existentes dos seus musicos, disse o maestro Eduardo Lourenço. Será feito um cadastro de todas as bandas que se ingressarem a este movimento UNIBAND-RJ (Uniaõ das bandas de musica e sinfonicas do interior do estado do Rio de Janeiro-Noroeste Fluminense). A sede deste projeto será nas dependencias do Centro Cultura Musical. A UNIBAND se propõe a ajudar as bandas através de cursos de capacitação e encontros:

. CURSOS

Serão ministrados cursos de aperfeiçoamento com professores de nossa região, nacionais e internacionais para maestros e músicos cadastrados nas suas devidas bandas, esses cursos terão duração pré-determinado pelo diretor e coordenador da UNIBAND – RJ.

Esses cursos serão divididos em:

• Maestro – capacitação e renovação musical;
• Madeiras – cursos ministrados por professores de clarinetas, flautas, oboés, saxofones, etc;
• Metais e Percussão – professores de trompete, trombones, trompas, bombardinos, tubas e percussão em geral;
• Curso de manutenção em instrumentos de sopros – de primordial importância nas bandas, pois percebemos a necessidade de consertar e manter nossos instrumentos.

4. APRESENTAÇOES E ENCONTROS

As apresentações serão de grande importância para o desenvolvimento desse projeto, e serão feitas nas cidades nas quais residem as bandas. Serão feitos grandes concertos reunindo todas as bandas cadastradas formando assim um grande grupo para ser regido por um maestro escolhido dentre as bandas e por um maestro convidado (professor do curso). As apresentações acontecerão sempre em praça pública para o conhecimento de todos e fácil aglomeração do público. Os locais dos cursos, professores e apresentações serão determinado pelo diretor e coordenador da UNIBAND – RJ.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Camerata maestro David Machado inicia suas atividades.


A Camerata maestro David Machado reiniciou suas atividades, na última quarta-feira, com a preparação do seu concerto de abertura, na Série Purac. Esta é mais uma série de concertos promovida pela ONG Orquestrando a Vida e está configurada num total de quatro apresentações em 2011. A primeira acontecerá no dia 28 de Maio, na Igreja da Lapa.
A Série tem características distintas e busca abordar um repertório de obras escritas especialmente para pequenas orquestras, desde o Barroco ao Classicismo, com apresentações intimistas.
Todos os concertos contarão com a presença de solistas, porém, a particularidade está em dar oportunidades aos jovens talentos campistas da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino. No primeiro concerto, a orquestra atuará juntamente com o jovem oboísta Dereckson Feliciano, promissor talento atuante na Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos do Brasil que, desde cedo, tem demonstrado profundo senso artístico e disciplina.
Todos os concertos estarão sob a condução do jovem maestro Marcos Rangel.

Direção Geral: Mo.Jony William Villela Vianna
Direção Artística: Mo.Luis Mauricio Carneiro


domingo, 10 de abril de 2011

Grande concerto com a Orquestra Mariuccia Iacovino.
















Acabo de chegar do nosso primeiro concerto da Temporada/2011, trata-se da Série Sinfônica, na qual a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iaconvino, juntamente com solistas e grupos convidados, se apresentará na Igreja São Francisco no decorrer deste ano.
Quero ressaltar os momentos emocionantes de energia e musicalidade presenciados naquele lugar, a orquestra esteve viva e brilhante. Bravo aos músicos da orquestra e um agradecimento especial aos nossos convidados, o Brazilian Pipe.


Luis Mauricio Carneiro

maestro

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Coordenadores do Aprendiz/Niterói visitam as atividades da ONG Orquestrando a Vida.


A Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos do Brasil recebeu a visita dos coordenadores do Projeto Aprendiz de Niterói, uma iniciativa da prefeitura dessa cidade que, através de atividades sócio-artísticas, principalmente no âmbito musical, promove a inclusão social e a valorização dos alunos pertencentes a diversos polos espalhados pela cidade e cediados em escolas. Uma filosofia muito semelhante a que utilizamos nas nossas atividades e que, ultimamente, vem sendo muito divulgada na mídia em geral e praticada, cada vez mais, por instituições do terceiro setor.
A visita teve a principal intensão de aprofundar os conhecimentos a respeito da aplicação do sistema de orquestras infantis e juvenis, visando um intercâmbio de conhecimentos e reextruturação do projeto niteroiense.
Todos ficaram impressionados com o que viram, tanto em relação a qualidade quanto a metodologia utilizadas no treinamento dos jovens músicos, porém, o que mais chamou a atenção dos visitantes foi o entusiasmo e o amor com o qual o trabalho é desenvolvido, como ressaltou a soprano Grace Costa, coordenadora recém empossada.

"Fiquei impressionada com tudo o que vi: o bom aproveitamento de toda possibilidade de espaço físico para acomodar alunos e professores, a fim de que se possa dar a oportunidade de estudo e convivência ao maior número possível de crianças e jovens em um ambiente que contagia a todos com música...A oportunidade destas breves horas de convivência confirmaram que apesar de todas as dificuldades, principalmente financeiras, quando se tem conhecimento e amor pelo que se faz, o processo de aprendizagem se realiza com qualidade e, o mais importante, resgatando e transformando vidas!"

"...quando voltei à Campos, senti aquela mesma alegria juvenil, agora alimentada não só pelos olhos de vocês mas por uma explosão de sons: acordes, escalas, timbres, dinâmicas, energia vinda de centenas de crianças e jovens que pouco a pouco são transformados em virtuosos instrumentistas, que desenham as sinfonias com seus movimentos precisos e com a convicção de que fazem o melhor para si e para o mundo.
Queridos amigos, devo confessar que estou em êxtase até hoje e que nenhuma palavra escrita ou dita, dará a dimensão do que testemunhei. Vocês realmente estão ORQUESTRANDO A VIDA."
Declara a violoncelista e maestrina, Neriza Aldrighi.


domingo, 3 de abril de 2011

Abertura da temporada de concertos em Abril.



Será aberta, no próximo dia 09, a temporada de concertos/2011 da Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos do Brasil, com a apresentação da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino na Igreja São Francisco às 20h.

Nessa oportunidade, estarão atuando como convidado especial, o "Brazilian Pipe", um dos únicos grupos de gaitas escocezas no Brasil, trazendo um aspecto curioso e folclórico à programação. Esta é a segunda oportunidade que os dois grupos se encontram, a primeira em Junho de 2010, reservou grandes surpresas e certamente esta não será diferente. O Brazilian Pipe é dirigido pelo maestro José Paulo Pereira Filho.

O concerto faz parte da Série Sinfônica que, nesta temporada, está composta por sete apresentações e contando com a presença de agrupamentos e solistas convidados para performances conjuntas com a orquestra . Na temporada anterior, além do “Brazilian Pipe”, a orquestra campista recebeu a soprano Neti Szpilman, o tenor Max Wilson, a Orquestra Brasileira de Harpas, dentre muitos outros amigos musicais que, em clima de parceria, abrilhantaram os concertos com performances inusitadas.


A ONG Orquestrando a Vida, entidade sem fins lucrativos que mantém e administra as atividades da Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos do Brasil, prevê quatro séries de concertos para a temporada/2011. A Série Sinfônica, protagonizada pela Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, a Série Purac, com a Orquestra de Câmera Maestro David Machado e Projeto "Banda na Praça" e a Série Música na Escola


A atuação da ONG junto à comunidade campista é algo relevante e inovador que abrange, desde os procedimentos de socialização através das práticas musicais sinfônicas até o treinamento e a formação de jovens visando uma futura atuação profissional. A programação tem a direção geral do Mo. Jony William Vianna e artística do Mo. Luis Mauricio Carneiro.





Serviço:
Data: 09/04/2011 Local: Igreja São Francisco
Av.13 de Maio s/n
Centro/Campos dos Goytacazes—RJ