domingo, 20 de março de 2011

Academia de Orquestras investe na formação de novos maestros.

O ano de 2011 iniciou com muitas propostas e metas para  a Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos, não somente no que está relacionado ao repertório abordado pelas orquestras que integram o projeto, mas principalmente, pelo investimento na formação dos jovens visando, em um futuro próximo, a ampliação das atividades educacionais e musicais.
O principal trabalho desenvolvido pela Academia está diretamente relacionado à formação e manutenção de orquestras infantis, juvenis e jovens em suas diversas configurações, para tanto, tem sido fundamental promover e motivar o estudo da regência, o que permitirá a expansão imediata de todo o processo educacional.
"... a classe de maestros tem sido uma experiência muito gratificando, em meio a todas as outras atividades que realizamos em nosso projeto, foi surpreendente ver o interesse de tantos jovens, quando lançamos a idéia e comunicamos nas orquestras que, a partir de 2011 estaríamos implantando essa atividade, vimos muitos interessados buscando informações e se habilitando.  Em princípio, avaliamos ser, em grande parte, curiosidade de adolescentes e que, com o tempo, muitos desistiriam.  Bom! Não é o que estamos constatando e isso tem se tornado mais interessante, porque observamos os alunos participantes perguntando e nos observando na condução dos ensaios e avaliando a forma com a qual regemos as orquestras, isso é realmente maravilhoso!
Muitos talentos já estão surgindo e é possível perceber  que, mesmo os mais tímidos, possuem uma liderança interior e exprimem seus desejos musicais e artísticos com propriedade..." relata o maestro Luis Mauricio Carneiro.
O ambiente não poderia ser mais propício ao aprendizado, a compreensão e o aprimoramento de uma arte tão complexa quanto a regência, o núcleo campista possui diversas orquestras e instrumentistas, o que possibilita manipular e perceber as nuances da linguagem gestual com maior eficiência.
As classes têm funcionado com regularidade e a turma, com dezesseis alunos, vem sendo orientada através do trabalho em parceria dos maestros Luis Mauricio Carneiro e Marcos Rangel, em breve, teremos novos maestros e maestrinas atuando na condução dos concertos promovidos pela ONG Orquestrando a Vida, em sua vertente educacional, a Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos do Brasil.

Nenhum comentário: