ACADEMIA DE COROS
“Em 2014 pretendemos fazer um trabalho efetivo com os Coros, para isso nos preparamos durante todo o ano e para culminar essa preparação receberemos o maestro Juan Gorrín nos dias 18 a 23 de novembro. Vindo ao Brasil, diretamente à Campos, trazendo todo sua experiência e conhecimento mundial em Canto Coral, implementando em Campos o mesmo sistema como acontece na Venezuela.
Temos experiência de 18 anos com base orquestral em nossa cidade, mas existia uma lacuna em relação ao Canto Coral, principalmente na área Infanto Juvenil que é a base de todo canto.
A proposta de 2014 é fundarmos uma Academia de Coros e ter um alicerce para todos os corais, contaremos com uma equipe de excelentes profissionais para que possamos alcançar nossos objetivos. O maestro Juan Gorrín será o coordenador do movimento Coral em Campos, mesmo morando em Caracas, ele dará todo suporte necessário, estando em nossa cidade bimestralmente.
Contaremos também com mais dois grandes profissionais do Rio de Janeiro, o baixo-barítono, Daniel Soren e a soprano Danielle Bragazzi, que estarão vivendo em Campos definitivamente a partir de fevereiro para ministrar as aulas semanalmente.
A Academia de Coros será formada inicialmente por três coros: Infantil (7 a 9 anos), Infanto Juvenil (10 a 16 anos) e Juvenil (13 a 17 anos), as aulas serão ministradas na sede da Orquestrando a Vida nos turnos: manhã, tarde e noite, as inscrições estão abertas.
Nosso objetivo é dar a Campos um futuro expressivo, em Canto Coral de extrema qualidade e só poderemos concretizar isso se começarmos por nossas crianças e jovens.
Todo esse trabalho culminará na formação do Coro Municipal de Campos dos Goytacazes e na capacitação de todos os coristas que representarão o município através do Canto Coral. Com a visão voltada para o futuro a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, na pessoa da presidente Patrícia Cordeiro, almeja que as crianças e jovens sejam capacitados para fomentar essa lacuna em nossa cidade, com esse importante apoio, daremos início a implantação da Academia de Coro em Campos dos Goytacazes.”
Jony William – diretor presidente da Orquestrando a Vida
Maestro Juan Gorrín, jovem cantor e Diretor da Coral Meninos Cantores da Venezuela e Diretor Adjunto da Coral Nacional Juvenil Simón Bolívar pertencente ao Sistema Nacional de Orquestras e Corais Infantis e Juvenis do mesmo país.
Realizou estudos de direção com Gerald Wirth, Diretor dos Meninos Cantores de Viena, Helmuth Rilling da Academia Bach da Alemanha, Robert Göstl Diretor da Coral Juvenil Alemã, Elisenda Carrasco, Diretora coral do Palau da Musica de Barcelona, Lourdes Sanchez Diretora do Sistema Nacional de Coros da Venezuela e Cesar Alejandro Carrillo Diretor Coral, compositor e arranjador venezuelano.
Como Diretor da Coral Nacional Juvenil Simón Bolívar apresentou-se em importantes salas como o Lincoln Center de N. York, o Kennedy Center en Washington, Alte Oper de Frankfurt, Teatro Eliecer Gaitan em Bogotá e Mozarteum de Salzburgo.
Como parte do seu trabalho acadêmico, realiza visitas como instrutor em workshops de Direçao Coral, projetos Sinfonico-corais, organização de Festivais e pensum académico no seu paísÉ director fundador da Coral Infantil da Universidade Católica Andrés Bello onde fez estudos de comunicação social. Em 2010 foi convidado a oferecer um workshop no programa 100x35 do Conservatório de Musica de Porto Rico.
Como cantor participou em importantes agregações corais na Venezuela e foi vencedor de diversos Festivais. Foi membro da Coral Mundial de Jovens com a qual realizou tournes internacionais dentre as quais vale a pena ressaltar o Opening dos Jogos Olímpicos de Beijing 2008 e o Concerto do Premio Nobel da Paz em Noruega 2011.
O Seminário Internacional de Canto Coral que será do dia 19 a 23 de novembro, vem para trabalhar toda a parte técnica, estimular, desenvolver, aprimorar, valorizar e abrir novos horizontes, para os nossos futuros músicos e suas famílias, dando uma melhor visão que o Coro é muito importante para o desenvolvimento artístico, emocional e profissional da criança e do jovem.
1 - Qual a importância de vir ao Brasil para conhecer nosso projeto de perto e ministrar esse seminário?
Para mí es muy importante y emocionante visitar por primera vez Brasil y trabajar con el proyecto “Orquestrando a Vida”. Desde hace años conozco el proyecto y había querido poder trabajar hasta que ahora finalmente se dio esta maravillosa oportunidad. Poder enseñar y aprender durante este seminario va a marcar una nueva historia entre El Sistema y sus hermanos brasileros y espero, poder aportar y adquirir mucho del movimiento coral en Campos.
2 - Quais são as expectativas, o que espera encontrar? E o que você deseja aplicar para desenvolvimento do Coral em Campos?
Principalmente deseo encontrar niños y jóvenes apasionados por la música y el canto coral, que estén ansiosos de trabajar tanto como yo lo estoy. Ese es el principal ingrediente para poder desarrollar todas las ideas y aspectos que trabajaremos en este seminario. El repertorio será muy variado y versátil y permitirá mejorar diferentes habilidades técnicas de una manera divertida.
3 - De que forma a interação social pode contribuir para o desenvolvimento e a aprendizagem musical dentro do coral jovem?
La mejor manera de alejarnos de los temores y prejuicios es a través de la interacción que se genera dentro de una agrupación coral y de la confianza personal y grupal que se desarrolla. Qué mejor que a temprana edad o cuando se es muy joven? Adicionalmente, el aprendizaje musical del individuo es inmediato pues al cantar uno es su propio instrumento, la música está y debe fluir a través de ti mismo. Considero, por experiencia y por estudio, que el canto coral, y sobre todo siendo niño o joven, es la mejor herramienta de crecimiento musical, personal y social.
4 - Você é muito jovem e está à frente do Coral da Simon Bolivar. Como filho do 'El Sistyema, qual a importância do seu trabalho para a população da Venezuela?
Desde muy joven he podido desarrollar mis estudios y experiencias musicales con diferentes maestros y agrupaciones, pero sólo trabajando dentro de El Sistema aprendes y adquieres conocimientos que van más allá de lo estrictamente musical. Creo que mi labor principal es devolver todo lo bueno que he recibido con el ejemplo y aportar los conocimientos a niños y jóvenes diariamente. Esa pequeña labor que se hace desde un salón de clases se multiplica de manera maravillosa y eso es un aporte que ayuda poco a poco a crear mejores personas y excelentes músicos en mi país.
5 - Quais os trabalhos que você considera mais marcantes em sua carreira?
Cada día de mi trabajo es muy importante. Evidentemente poder dirigir en importantes salas a nivel internacional marca tu desempeño como director y como artista; aunque aprovecho cada momento, cada experiencia y trato de aprender de cada cantante, cada alumno y cada colega dentro de los Niños Cantores de Venezuela y de la Coral Nacional Juvenil Simón Bolívar y El Sistema. Pero si obligatoriamente debo mencionar algo en particular, no puedo dejar de mencionar dos cosas: lo primero, haber estudiado y trabajado con Gerald Wirth, director de los Niños Cantores de Viena, lo cual fue siempre un sueño y me dejó muchos aprendizajes musicales y personales (aún trabajo con él) y segundo, haber trabajado con el Maestro Kristoff Penderecki en el montaje del Dies Irae en 2011 y el Requiem Polaco en 2012, donde tuve la responsabilidad de realizar el montaje coral en Venezuela con el Coro Sinfónico Nacional.
6 - Nosso projeto é considerado o melhor e o maior núcleo do 'El Sistema', fora da Venezuela. você também nos vê assim? Acompanha nossa trajetória?
Desde hace años conozco el importante trabajo del proyecto “Orquestrando a Vida”, y sus logros como los exitosos viajes a Nueva York o Portugal. Además he podido compartir con algunos maestros durante su visita a Venezuela. Estoy muy orgulloso del trabajo que realizan bajo la dirección de Jony William Viana y Luis Mauricio Carneiro pues los siento como unos hermanos musicales.
7 - Você foi membro do Coral Mundial de Jovens. Como é feito esse trabalho em países diferentes, ainda se faz esse trabalho?
El Coro Mundial de Jóvenes es un proyecto de la Federación Internacional de Música Coral (a la cuál pertenezco) que se realiza desde hace más de 20 años. Este proyecto reúne cada año a los mejores coralistas a nivel mundial en países distintos con directores y repertorios variados. Tuve la dicha de formar parte de este coro en 3 oportunidades y aún está en funcionamiento. Actualmente formo parte de la organización del Coro Mundial en Venezuela donde desde el Sistema, junto a otras instituciones, organizamos las audiciones Nacionales.
8 - Como foi reger um coro na terra de Mozart?
Dirigir en la tierra natal de Mozart fue un reto enorme. El nivel de preparación que se requirió para lograr cumplir con las expectativas de un público tan exigente como el asistente a los conciertos del Festival de Salzburgo fue intenso y el aprendizaje, después de esa experiencia, es invaluable. Poder dirigir en un evento tan importante te obliga a aplicar todos tus conocimientos técnicos y a la vez transmitir todo la emoción a los coralistas que a su vez la regalan a la audiencia. Eso sin mencionar la alegría y satisfacción personal que experimentas por visitar esa ciudad donde un músico tan importante nació, vivió y caminó por sus calles.
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