segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SEMINÁRIO BRASIL X VENEZUELA


Por Anaceli Nuffer

6º SEMINÁRIO INTERNACIONAL - ORQUESTRAS MUNICIPAL DE CAMPOS E SINFÔNICA JUVENIL BRASILEIRA

  Começa nesta quinta-feira (03), na sede da Orquestrando a Vida, mais um Seminário Brasil x Venezuela, sob a exigente batuta do maestro venezuelano, Roberto Zambrano, que esteve no início de agosto deste ano ministrando um seminário por doze dias e lançando a Sinfônica Juvenil Brasileira, orquestra de grande porte, que culminou num  bravíssimo concerto.
 
   Zambrano viaja o mundo inteiro ministrando seminários e sempre tem a maior atenção com Campos, vindo várias vezes ao ano, porque com orgulho Zambrano diz que: "a Orquestrando a Vida é o primeiro e o melhor núcleo do ‘El Sistema’, fora da Venezuela".
Fotos: Anaceli Nuffer
  Roberto Zambrano é um dos fundadores do ‘El Sistema’ venezuelano. Profissionalizou-se na Checoslovaquia e no seu país foi responsável pela criação de mais de trinta núcleos e a nível internacional da criação de núcleos na Argentina, Costa Rica, República Dominicana, Uruguai, Brasil, Estados Unidos e Áustria. Atualmente é diretor da Orquestra Sinfônica Juvenil e Infantil de Acarigua e coordenador regional de Estado Portuguesa para o ‘El Sistema’. Amigo pessoal do também venezuelano, o fenômeno Gustavo Dudamel, regente da Orquestra Simón Bilívar e diretor artístico da Filarmônica de Los Angeles. Dudamel regeu a Orquestra Mariuccia Iacovino em 2010, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
 

Nenhum comentário: