quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ORAVI com agenda cheia



Jornal O DIÁRIO – 24/08/2011 - Por Wesley Machado

A ONG Orquestrando a Vida, criada pelo Centro Cultura Musical de Campos, está em busca de apoio para conseguir recursos para a apresentação da Orquestra Mariuccia Lacovino, nos Estados Unidos. No dia 11 de novembro, a orquestra de Campos, comandada pelo maestro Luís Maurício Carneiro, vai representar o Brasil num concerto em homenagem à Amazônia no Carnegie Hall, a sala de espetáculos mais famosa do mundo, localizada em Manhattan, na cidade de Nova York.

O diretor da ONG Orquestrando a Vida, Jony Willian diz que está na luta para tentar levantar recursos para que a orquestra possa se apresentar nos país. “Quero convocar a comunidade, os empresários, aos apreciadores da música que possam nos ajudar nessa viagem ao exterior. Não temos recursos. Dependemos de ajuda”, afirma Jony Willian.

O maestro diz que essa é uma oportunidade de levar o nome de Campos para o exterior. “É uma oportunidade tamanha de levar o nome de nossa cidade para fora. Vai ser muito importante para nossa cultura. A orquestra está ganhando o mundo”, afirma o maestro, informando ainda que a orquestra também tem uma apresentação marcada na Catedral de Washington.

A Orquestra do Centro de Cultura Musical está ainda com diversas apresentações marcadas para os próximos meses. No dia 20 de setembro, a orquestra participa do show da cantora baiana Margareth Menezes.

No dia 23 de outubro, a Orquestra volta a se apresentar no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Será a quarta apresentação do grupo no Teatro Municipal só este ano. No dia 27 de setembro, a orquestra formada por 82 músicos, vai se apresentar no Teatro João Caetano, o mais antigo teatro do Rio de Janeiro.

Amanhã, às 19h, o sexteto da orquestra se apresenta na Paróquia da Ressurreição, no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Na oportunidade um grupo de câmara formado por um quarteto de cordas e duas flautas vai se apresentar junto dos solistas Angelica De La Riva e Nilko Andreas Guarin.

ONG estreita relações

A ONG foi criada pelo Centro Cultura Musical de Campos em 1996, quando uma delegação de professores e maestros venezuelanos visitaram o Brasil, mais especificamente Campos.
Na oportunidade, estabeleceu-se um grande relacionamento entre a Venezuela e o Brasil através da FESNOJIV (Fundación del Estado para las Orquestas Infantiles y Juveniles) e o Núcleo de Orquestras do Centro Cultura Musical de Campos.

O relacionamento permitiu várias apresentações de orquestras de Campos em Caracas, capital venezuelana. Em 2006 surgiu a Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos projeto que foi incorporado pela ONG Orquestrando a Vida, que hoje tem seis orquestras.

A ONG Orquestrando a Vida atende atualmente a 1.180 crianças de baixa renda vindas de movimentos sociais. Ainda existem 200 vagas abertas para crianças a partir de sete anos. Os interessados devem procurar a secretaria da ONG Orquestrando a Vida na Av. Alberto Torres, 223. As inscrições e os cursos são gratuitos.

Por Wesley Machado

Nenhum comentário: