segunda-feira, 5 de julho de 2010

No Teatro Dom Pedro com solistas russos



A Orquestra Sinfônica Jovem Mariuccia Iacovino, formada por músicos e alunos da ONG ORQUESTRANDO A VIDA e do CENTRO CULTURA MUSICAL DE CAMPOS (CCMC), participa, mais uma vez, do Festival de Inverno de Petrópolis, onde, no próximo dia 11, às 19h, no Teatro Municipal Dom Pedro, realizará concerto sinfônico, acompanhada dos cantores russos Georg Ennaris e Vlada Dia, do Bolshoi. O evento, que segue até o próximo dia 18 e chega, esse ano, à sua décima edição, é uma realização da Dell’Arte Soluções Culturais. A programação extensa e diversificada inclui grandes nomes do cenário nacional e internacional da música, teatro, ballet e corais, especialmente escolhidas com o objetivo de formar novas platéias para o gênero.

O espetáculo tem entrada franca, mediante a doação de um agasalho em bom estado ou um quilo de alimento não-perecível que podem ser adquiridos nos locais do evento.

Vlada e Georg participam, também, nos próximos dias 17 e 18, de Grandes Concertos de Gala, a serem apresentados, respectivamente, às 20h e 16h, com renda voltada ao financiamento da viagem da Orquestra Jovem à Bolívia, em setembro, onde participarão do “VIII Festival Del Sol”.

DA RÚSSIA PARA PETRÓPOLIS

Vlada Dia nasceu em Vladivostok, na Rússia, onde se formou como regente de coro. Em 1995, terminou curso no Instituto Estatal das Artes Dalnevostochny, na classe da professora Ruban, onde concluiu, também, seu mestrado, orientada pela professora Veronina. Três anos mais tarde, tornou-se solista da ópera de sua cidade. A partir de 2002, aperfeiçoou-se no Centro de Ópera G.Vichnevskaia, da Fundação Rostropovitch, o que a levou a ser contratada como solista no Teatro Bolshoi, de Moscou.

A cantora viajou pelo mundo se apresentando e recebeu prêmio especial pela melhor interpretação das obras de Mussorgsky no 11° Concurso Internacional Piotr Tchaikovsky, em Moscou. No Concurso Internacional de Canto Umberto Giordano, acontecido na cidade de Foggia, na Itália, ficou em segundo lugar. Vlada trabalhou, também, com os melhores regentes russos, como Mitslav Rostropovitch, Alexander Vedernikov, Maxim Fedotov, Leonardo Kuadrini, e muito outros do mesmo porte.

Já Georg Ennaris, nasceu na Crimeia e estudou no Centro Operístico Galina Vishnevsakya e na Academia de Música Gnessiniy, ambas em Moscou. No Centro, interpretou os papeis principais para tenor nas óperas “Noiva do tzar”, de Rimsky-Korsakov; “Faust”, de Gounod; e “Iolanda” e “Eugenio Onegin”, de Tchaikovsky; sempre sob regência do maestro Rostropovitch.

Em 2007, foi contratado pelo Teatro Bolshoi. Lá, se apresentou em “Guerra e paz”, de Prokofiev, sob a regência de Rostropovitch, e em “Boris Godunov”, de Moussorgsky, regido por Vedernikov.

Cantou Alfredo, em “Traviata”, e Don José, em “Carmen”, em Tóquio. Apresentou-se, também, em concertos em Kioto e Kobe. Cantou, ainda, nos Teatros de Ópera da Georgia e de Baku.

Nenhum comentário: