quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Academia de Orquestras e Coros de Campos domingo, no Trianon




Aclamada na Bolívia, a Orquestra Sinfônica Jovem Professora Mariuccia Iacovino, sob regência do maestro Luiz Maurício Carneiro, é a principal atração do grande concerto que a ACADEMIA DE ORQUESTRAS E COROS DE CAMPOS, do CENTRO CULTURA MUSICAL DE CAMPOS (CCMC), promoverá nesse domingo (26), às 16h, no Teatro Municipal Trianon. Na ocasião, os mais de 80 jovens que encantaram as cidades de La Paz e El Alto executarão parte do repertório que tornou sua primeira turnê internacional um sucesso: a abertura da ópera “Il Guarany”, de Antônio Carlos Gomes e “Mambo”, de Leonard Bernstein. A entrada custa R$ 3 e pode ser adquirida na sede do CCMC, situada à Avenida Alberto Torres, número 223, ou na bilheteria do Teatro, antes do evento.

Na mesma ocasião, se apresentam os demais componentes da Academia: Orquestra Infantil A, Orquestra Sinfônica Escola A, Orquestra Sinfônica Escola B, Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, Banda Sinfônica da ONG ORQUESTRANDO A VIDA (ORAVI) e o Coral Juvenil. O espetáculo serve, ainda, para introduzir ao público a Orquestra Infantil B, que congrega cerca de 60 alunos com idades entre 6 e 10 anos. No palco, executarão as canções “Blues da corda solta”, com arranjo de Marcos Rangel, e “Laranjada doce”, do Método Suzuki.

Músicas para todos os gostos — A programação do evento prevê, ainda, a execução de canções variadas, como “Leãozinho”, de Caetano Veloso, pelo Coro Infantil; “Aleluia canon”, de Wolfgang Amadeus Mozart, e "Sina", de Djavan, pelo Coral Juvenil; "Copacabana", de Carlos Braga, com arranjos de José Carlos Ligiéro, pela Banda Sinfônica; e o tema da "9ª Sinfonia", de Ludwig van Beethoven, pela Orquestra Infantil.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Academia de Orquestras e Coros na Semana do Idoso



A Academia de Orquestras e Coros do CENTRO CULTURA MUSICAL DE CAMPOS (CCMC) participa, através da ONG ORQUESTRANDO A VIDA (ORAVI), das celebrações pelo Mês do Idoso, promovidas pela Prefeitura e a Santa Casa de Misericórdia desde o último dia 1º. No auditório da instituição toca, no próximo dia 20, às 20h, a Orquestra Sinfônica Jovem Professora Mariuccia Iacovino, recém chegada da Bolívia, onde participou da oitava edição do celebrado “Festival Del Sol”. Sob a regência do maestro Luiz Maurício Carneiro, executa composições genuinamente brasileiras, como a abertura da ópera “Il Guarany”, de Antônio Carlos Gomes, “Berimbau”, de Baden Powell e Vinícius de Moraes, e “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso, entre outros.

Já no dia 22, às 10h da manhã, no mesmo local, se apresenta a Orquestra Infantil, regida pela maestrina Fernanda Moraes. Com idades variando entre 7 e 10 anos, os 60 alunos da Orquestra Infantil atravessam, atualmente, o primeiro estágio rumo à profissionalização. Com aulas lúdicas e de linguagem acessível, se empenham não apenas na prática de instrumento e orquestral, mas cursam, também, linguagem musical e prática coral.

Por fim, no dia 25, às 10h, o auditório da Santa Casa de Misericórdia recebe o Coro Juvenil, a primeira etapa da escola de cantores, uma criação recente da ONG. Assim como as crianças da Orquestra Infantil, os 36 adolescentes do Coro Juvenil, que possuem entre 13 e 17 anos, se empenham não somente no estudo das técnicas vocais, como cursam aulas de linguagem musical, repertório coral e canto coral. É a primeira etapa da escola de cantores, que é uma criação recente da ONG. A regência fica por conta do maestro Jardel Maia e a preparação vocal é de Fabiano Domingues.

De acordo com o maestro Jony Willian, diretor geral do CCMC e da ORAVI, a oportunidade de integrar novamente a programação da Semana dos Idosos é gratificante.

– A primeira que participamos da Semana do Idoso foi no ano passado. A experiência nos rendeu momentos muito agradáveis, pois o idoso apresenta uma afinidade muito maior que as gerações atuais para com a música instrumental. É uma coisa fantástica. A troca de energia é muito grande, quando a orquestra toca para os idosos. Existe, por parte deles, uma valorização muito grande da música instrumental – diz.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Superando as expectativas




A Orquestra Sinfônica Jovem Professora Mariuccia Iacovino, da ONG ORQUESTRANDO A VIDA, se encontra na Bolívia, onde participa do “VIII Festival Del Sol”, prestigiado evento de música erudita criada pelo maestro Fredy Céspedes. Lá, regida pelo maestro Luiz Maurício Carneiro, realizou, ontem (7), no Teatro Municipal de El Alto, o primeiro de uma série de três concertos. Sob ovação, executaram um vasto repertório, que contemplou especialmente compositores nacionais, em canções como “O guarani”, de Antônio Carlos Gomes; “Dança selvagem”, “Dança negra” e “Dança brasileira”, de Camargo Guarnieri; “Bachianas brasileiras”, de Heitor Villa-Lobos; “Berimbau”, de Baden Powell e Vinícius de Moraes; e “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso. Os jovens músicos campistas participaram, também, das comemorações pela Independência do Brasil, junto à embaixada brasileira na Bolívia.

De acordo com o diretor geral da ONG, o maestro Jony Willian, o “concerto foi maravilhoso e superou todas as expectativas”. Hoje, realizam, às 10h, no horário local, concerto em Base da Força Aérea de La Paz. Mais tarde, às 19h, se apresentam no Centro Sinfônico de La Paz.