quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Concertos marcam o fim do mês de agosto.



Hoje (31) a ONG Orquestrando a Vida, oferece a comunidade campista três concertos marcando o encerramento do mês de agosto.

A Camerata David Machado abre as apresentações do dia, às 15h00, no SESI Guarus sob a regência do jovem maestro Marcos Rangel, que se apresenta novamente com o grupo as 19h00 no Auditório da Santa Casa de Misericórdia de Campos.

As 19h30 a Banda Sinfônica Hermes Cunha, sob a regência do maestro Eduardo Lourenço, dará concerto no Colégio Três Pastorinhos dentro do projeto Música na Escola da ONG Orquestrando a Vida.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

ORQUESTRA CAMPISTA NO CARNEGIE HALL


Você já deve ter ouvido nas esquinas, shoppings, colégios ou no trabalho a notícia que a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, de nossa cidade, foi convidada para um concerto, no dia 11 de novembro de 2011, na mais prestigiada sala de concertos do mundo, o Carnegie Hall em Nova York. Além desse concerto a orquestra estará na Catedral de Washington e em outros espaços dos Estados Unidos.

É um grande orgulho para todos os nós músicos e vemos a grande responsabilidade que temos de levar a cultura de Campos para lugares tão importantes.

PRECISAMOS DE SEU APOIO!

A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, pertence à ONG Orquestrando a Vida que trabalha com crianças e jovens de baixo poder aquisitivo que não podem arcar com estas despesas. SEU APOIO É FUNDAMENTAL. Se todos contribuirmos, com certeza chegaremos mais rápido a Nova York.

COMO POSSO AJUDAR?

Depósito bancário ou procurar a sede do Centro Cultura Musical de Campos.

Orquestrando a Vida

Banco Itau

Agência: 0463

Conta: 70646-5

Centro Cultura Musical de Campos

Av. Alberto Torres, 223 – Centro

Campos dos Goytacazes

(22) 27233816

Ajude a conquistar para nossa cidade esta grande oportunidade de ter uma orquestra, de nossa Campos, divulgando o nome da cidade e a grandiosidade de nossa cultura nos maiores palcos do mundo.

Atenciosamente,

Jony William

Presidente da ORAVI

sábado, 27 de agosto de 2011

Campos em Nova York

Hoje a partir 10h00 da manhã os músicos e pais da ONG Orquestrando a Vida, estiveram reunidos nas ruas da cidade de Campos dos Goytacazes com o objetivo de sensibilizar a população campista da importância do convite feito a Orquestra Mariuccia Iacovino para concerto em novembro na cidade de Nova York (EUA) e em outras cidades americanas.



Os músicos, familiares e amigos estiveram na esquinas da cidade distribuindo panfletos explicativos e através de faixas pretendem chamar a atenção para esta grande oportunidade para a cultura da cidade.



A Orquestra Mariuccia Iacovino tem divulgado o nome de Campos em palcos conhecidos no cenário nacional e internacional, onde podemos destacar o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala Cecília Meireles (RJ), Teatro João Caetano (SP), Vivo Rio (RJ), Via Funchal (SP), Copacabana Palace (RJ), Salão Dourado do Teatro Colón (Argentina), Teatro da Universidade Católica de Buenos Aires (Argentina), Teatro da Radio Nacional (Paraguai), Centro Sinfônico Nacional de La paz (Bolívia), Museu Nacional (Bolívia).



A ONG ORQUESTRANDO A VIDA, ao longo de 15 anos desenvolve um trabalho de resgate social através da educação musical, através de grupamentos sinfônicos, contando com cerca de 620 crianças e jovens inseridas nas orquestras sinfônicas.



- Este convite é uma oportunidade fantástica para a Orquestra que tem 88 músicos campistas vindo de classes de baixo poder aquisitivo. Confiamos que nossa sociedade vai nos apoiar nesta ação de podermos levar a outras terras no nome de nossa cidade e a qualidade de nossa cultura, diz Jony William – presidente da Orquestrando a Vida.


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

De La Riva Guarin Duo e Orquestra de Campos


Depois do grande Concertro de aniversário do Centro Cultura Musical de Campos na Igreja de São Francisco em Campos, no dia 28 de julho,e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 14 de agosto. A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino preparou um sexteto para um concerto especial com Angelica de la Riva e Nilko Andreas Guarin no Rio de Janeiro.
Este concerto acontece hoje às 19h, em Ipanema, na Igreja da Ressurreição. O concerto surgiu a convite do De La Riva Guarin Duo, formado pela soprano Angelia de la Riva e o violonista colombiano Nilko Andreas Guarin.
No programa estão peças de Villa-Lobos, Prelúdio nº1 em mi menor e Bachiana Brasileiras nº5; de A. Vivaldi, concerto para violão em re maior, Nulla in mundo pax sincera e Sposa son disprezzata; além de outras áreas de óperas.


Endereço:
Paróquia da Ressurreição
R. Francisco Otaviano, 99 - Ipamena - RJ

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Zambrano se despede de Campos


Hoje, quarta (24) a ONG Orquestrando a Vida se despede do maestro venezuelano Roberto Zambrano.

Em Campos desde o dia 29 de julho, Zambrano esteve à frente do Seminário Internacional Brasil x Venezuela, que teve como objetivo o desenvolvimento técnico e musical dos músicos das orquestras, bem como dos violoncelistas do movimento de Campos.

Zambrano regeu a Orquestra Mariuccia Iacovino no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e esteve presente em importantes concertos e visitações do movimento dentro dessas quatro semanas que esteve presente em Campos. Roberto ressalta a importância do núcleo campista dentro do movimento do “El Sistema” e destaca novamente o núcleo de Campos como o maior e melhor núcleo do “El Sistema” fora da Venezuela.

Roberto Zambrano é formado dentro do “El Sistema”” Venezuelano. Profissionalizou-se na Checoslovaquia e no seu país foi responsável pela criação de mais de trinta núcleos e a nível internacional da criação de núcleos na Argentina, Costa Rica, República Dominicana, Uruguai, Brasil, Estados Unidos e Austria. Atualmente é diretor da Orquestra Sinfônica Juvenil e Infantil de Acarigua e cordenador regional de Estado Portuguesa para o “El Sistema”.

ORAVI com agenda cheia



Jornal O DIÁRIO – 24/08/2011 - Por Wesley Machado

A ONG Orquestrando a Vida, criada pelo Centro Cultura Musical de Campos, está em busca de apoio para conseguir recursos para a apresentação da Orquestra Mariuccia Lacovino, nos Estados Unidos. No dia 11 de novembro, a orquestra de Campos, comandada pelo maestro Luís Maurício Carneiro, vai representar o Brasil num concerto em homenagem à Amazônia no Carnegie Hall, a sala de espetáculos mais famosa do mundo, localizada em Manhattan, na cidade de Nova York.

O diretor da ONG Orquestrando a Vida, Jony Willian diz que está na luta para tentar levantar recursos para que a orquestra possa se apresentar nos país. “Quero convocar a comunidade, os empresários, aos apreciadores da música que possam nos ajudar nessa viagem ao exterior. Não temos recursos. Dependemos de ajuda”, afirma Jony Willian.

O maestro diz que essa é uma oportunidade de levar o nome de Campos para o exterior. “É uma oportunidade tamanha de levar o nome de nossa cidade para fora. Vai ser muito importante para nossa cultura. A orquestra está ganhando o mundo”, afirma o maestro, informando ainda que a orquestra também tem uma apresentação marcada na Catedral de Washington.

A Orquestra do Centro de Cultura Musical está ainda com diversas apresentações marcadas para os próximos meses. No dia 20 de setembro, a orquestra participa do show da cantora baiana Margareth Menezes.

No dia 23 de outubro, a Orquestra volta a se apresentar no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Será a quarta apresentação do grupo no Teatro Municipal só este ano. No dia 27 de setembro, a orquestra formada por 82 músicos, vai se apresentar no Teatro João Caetano, o mais antigo teatro do Rio de Janeiro.

Amanhã, às 19h, o sexteto da orquestra se apresenta na Paróquia da Ressurreição, no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Na oportunidade um grupo de câmara formado por um quarteto de cordas e duas flautas vai se apresentar junto dos solistas Angelica De La Riva e Nilko Andreas Guarin.

ONG estreita relações

A ONG foi criada pelo Centro Cultura Musical de Campos em 1996, quando uma delegação de professores e maestros venezuelanos visitaram o Brasil, mais especificamente Campos.
Na oportunidade, estabeleceu-se um grande relacionamento entre a Venezuela e o Brasil através da FESNOJIV (Fundación del Estado para las Orquestas Infantiles y Juveniles) e o Núcleo de Orquestras do Centro Cultura Musical de Campos.

O relacionamento permitiu várias apresentações de orquestras de Campos em Caracas, capital venezuelana. Em 2006 surgiu a Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos projeto que foi incorporado pela ONG Orquestrando a Vida, que hoje tem seis orquestras.

A ONG Orquestrando a Vida atende atualmente a 1.180 crianças de baixa renda vindas de movimentos sociais. Ainda existem 200 vagas abertas para crianças a partir de sete anos. Os interessados devem procurar a secretaria da ONG Orquestrando a Vida na Av. Alberto Torres, 223. As inscrições e os cursos são gratuitos.

Por Wesley Machado

sábado, 20 de agosto de 2011

Emoção e lágrimas marcam a visita de Myrian Dauelsberg

Uma manhã de grandes emoções e lagrimas diante da vibração e alegria das crianças e jovens pertencentes à ONG Orquestrando a Vida. A expectativa de receber a grande madrinha do projeto e responsável pela não interrupção há três anos atrás, tornou a sede da ONG em uma grande festa marcada por gestos de carinho e muita música.
- Receber Dna. Myrian em nosso projeto é uma grande emoção, pois através de seu apoio podemos ter nossas orquestras vivas, disse o violinista Hodyllon Martins.
O projeto de Campos é o primeiro núcleo do “El Sistema” venezuelano no Brasil e identificado como o melhor fora da Venezuela, que passou a ter o selo da Dell’arte a partir de 2008.
Responsável pelos grandes eventos culturais no Brasil, Myrian Dauelsberg é presidente da maior produtora da América Latina. Foi diretora da Sala Cecília Meireles, chefe de gabinete do Ministério da Educação e Cultura, assessora do governador Chagas Freitas e integrou o Conselho Estadual de Cultura.
Myrian foi recebida com grande pompa e circunstancia em frente do Centro Cultura Musical de Campos pela Banda Sinfônica Prof. Hermes Cunha e pelos alunos da orquestra infanto-juvenil sob aplausos, lagrimas e grande comoção dos pais.
Logo depois de atravessar o tapete vermelho, iniciou a visita podendo visualizar todas as orquestras. Por diversas vezes foi abordada por pais e alunos para escutar declarações de amor e carinho, pedidos de autógrafos, fotografias, entrega de flores.
Ao final, pode ouvir a Orquestra Mariuccia Iacovino, que leva o nome de sua mãe e ao escutar a 4 Sinfônia de Tchaikovsky, chegou às lágrimas e emocionou a todos os presentes.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Myrian Dauelsberg na Orquestrando a Vida


Os jovens músicos da ONG Orquestrando a Vida e seus mestres estarão em festa neste sábado(20). O motivo de tanta alegria é pela visita da Srª Myrian Dauelsberg na sede da Orquestrando a Vida e do Centro Cultura Musical de Campos.
Myrian é presidente da Dell'arte Soluções Culturais, considerada a maior produtora de música da América Latina. A Dell'arte é a responsável por trazer ao Brasil as maiores produções mundiais como Luciano Pavaroti, Orquestra Simon Bolivar, Bobby McFerrin, Balé Nacional da China, YoYo-Ma, Itzhak Permam e produzir os festivais de inverno de Petrópolis e Friburgo.
O projeto de Campos da ONG Orquestrando a Vida, desde 2008, recebe o selo da Dell'arte como parceira.

Visitação


Hoje (19) às 15h00 a ONG Orquestrando a Vida e o Centro Cultura Musical de Campos receberá para visitação o arquiteto Carlos Boeschentein. Durante a visitação Carlos irá conhecer todos grupos sinfônicos da ONG. A Visitação terá em média uma hora de duração.