quarta-feira, 14 de abril de 2010

Maestro Jony William representa o Brasil em encontro da CAF.


Representando a presidente da Ação Social pela Música no Brasil, a Sra. Fiorella Solares, o maestro Jony William Villela Vianna esteve na última semana em Caracas/Venezuela, participando das reuniões promovidas pela CAF(Corporação Andina de Fomento).  Nesta oportunidade, foi apresentado um relatório do desenvolvimento das atividades orquestrais no país, suas diversas frentes de atuação, bem como, atualizar o andamento das atividades do primeiro e mais antigo núcleo de Orquestras e Coros Infantis e Juvenis do país, o núcleo de Campos dos Goytacazes.
Relatando e organizando as maiores necessidades dos países latinos para o desenvolvimento do Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis, muitas idéias surgiram e foi possível avançar no intuito de consolidar as influências venezuelanas, bem como, divulga-lo com maior profundidade. 

"Dentre todos os assuntos discutidos pelas lideranças, foi pontual perceber que todos enfrentamos grandes dificuldades quando trabalhamos com profissionais oriundos dos moldes tradicionais. É crucial a necessidade de criar uma geração de novos profissionais, educados e treinados nas filosofias sociais e artísticas do Sistema de Orquestras..." relata o maestro.

O encontro aconteceu na sede do Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis, em Caracas.

Concerto de abertura da temporada 2010.

Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos abre, no próximo domingo(18/04), a temporada de concertos 2010.  Nesta oportunidade, todas as orquestras e o coro infantil estarão realizando uma grande festa musical com performances vibrantes e no repertório, um programa eclético e de bom gosto, no qual a energia e a vivacidade das interpretações emocionam e apaixonam a platéia, marca registradas nessas oportunidades.
O destaque do programa fica a cargo da apresentação das orquestras Jovem e Infanto-Juvenil, interpretando juntas a Cena do Lago dos Cisnes(Tchaikovsky), numa orquestra que estará configurada com mais de cem integrantes, nesta versão, a grande orquestra emociona por sua sonoridade.
Participam deste programa, os grupos e seus respectivos maestros:
Orquestra Infantil - Maestrina Fernanda Morais
Orquestra Escola A - Maestrina Isabela Biancardine











Orquestra Infanto-Juvenil - Maestro Marcos Rangel


Orquestra Jovem Profa.Mariuccia Iacovino - Maestro Luis Mauricio Carneiro









Banda Sinfônica - Maestro Eduardo Lourenço


Além das apresentações, este será o momento de realizar as graduações de alunos para as Orquestras Escola A, Escola B e Infanto-Juvenil, através da cerimônia de troca das faixas.  Todas as orquestras da Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos utilizam, em seus uniformes de concerto, uma faixa com distintas cores e configurações para cada agrupamento, as cores estão diretamente relacionadas com a bandeira nacional, bem como, a presença de estrelas brancas. Essas faixas são trocadas sempre que os alunos são promovidos à orquestras mais avançadas.
Além da abertura da temporada/2010 de concertos, o evento estará integrando as comemorações do 19º aniversário do Centro Cultura Musical de Campos tendo a direção geral do Maestro Jony William Villela Vianna e artística do Maestro Luis Mauricio Carneiro.

Serviço:
Horário: 16h
Local: Teatro Municipal Trianon
Ingresso: R$2,00
Obs.: Adquiridos com os integrantes das orquestras ou na secretaria da ONG Orquestrando a Vida

domingo, 4 de abril de 2010

Representando o Brasil...

Representando a direção dos núcleos brasileiros em mais um encontro da CAF, o maestro Jony William Villela Vianna segue em direção à Caracas no início de Abril, quando participará das reuniões de planificação para as comemorações de mais um aniversário da instituição.
Será uma extensa agenda de reuniões, nas quais o Brasil sempre vem sendo bem representado por suas participações e considerações, seguindo até a próxima sexta-feira. Outras oportunidades como esta aconteceram nos anos anteriores e sempre é uma grande oportunidade estar naquele país e vivenciar "in loco" as emoções proporcionadas pelo "El Sistema".
Desejamos uma feliz estada ao nosso diretor e que retorne com novidades.
Em breve postaremos maiores detalhes deste evento.

Professores se encontram no "Projeto em Ação"

Professores da Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos de Campos se encontraram na última segunda-feira(29/03) para, dentre outros objetivos, conversar em a respeito de assuntos pedagógicos.  Diante de todas as tarefas desenvolvidas em nosso cotidiano, nos sobram muito pouco tempo para dialogar, analisar, detectar problemas e discutí-los, promovendo assim, de maneira saudável, o crescimento do corpo doscente como um todo, onde todas as mentes pensam e se transformam em uma unidade, um pensamento, uma direção, ou seja, as bases do nosso trabalho. É necessário, sempre que possível, gastar tempo para pensar e reavaliar conceitos, valores e certezas, o  "Projeto em Ação", atividade criada pelo diretor Jony William Villela Vianna, cria um espaço para isso.
O local escolhido para a atividade foi distante do ambiente de trabalho, objetivando o retiramento dos professores e o fortalecimento dos laços de companheirismo profissional e pessoal.
Tudo começou com uma recepção em estilo rural, na qual a caracterização e um café da manhã típico trouxeram um toque inesperado ao evento.
Todos ficaram muito à vontade com as caracterizações, vejam os sorrisos...



Até o Leonardo entrou na história e se sentiu na  "em casa" com o chapéuzinho de palha.

Um lanche reforçado para enfrentar o dia  e todos os assuntos que surgiram no decorrer dos trabalhos, dentre palestras até um bate-papo para trocar idéias.



Vamos ao trabalho!!!

Com a palestra da Profa. Cristina Lima, tratamos de assuntos pedagógicos e falamos dos ideais de Paulo Freire, a aplicabilidade de suas idéias e sua importância dentro do nosso contexto. Ao analisar aplicabilidade de suas idéias à nossa realidade, enquanto professores de música e principalmente, por estarmos atuando diretamente com propostas sociais, não foi possível passar desapercebidas algumas considerações a respeito da "Influência da música no desenvolvimento" e "A influência da personalidade na atuação do educador".
O surgimento dos assuntos e as idéias colocadas com a participação de todos foram importantes para conduzir um processo de afirmação e avaliação dos caminhos utilizados atualmente.




Uma pausa para o almoço...


Voltamos para os assuntos e as reuniões...



e uma pose para a foto oficial do 1º Projeto em Ação/2010.


Agradecemos a todos que, por um dia, estiveram direcionando seus pensamentos e suas intenções no caminho da análise, do melhoramento, do aperfeiçoamento e da boa-vontade.


sexta-feira, 2 de abril de 2010

Academia na Dell'Arte

Academia de Orquestras e Coros já se encontra listada na página da Dell'Arte.  O endereço é:
http://www.dellarte.com.br/
Visite a página e entre no link "Orquestra de Campos",  lá você verá algumas informações a respeito do nosso projeto e um vídeo institucional.
Passe e dê uma olhada!!!